Enoturismo

Dicas de hotéis com excelentes quartos/barricas

Que tal dormir numa barrica? Em alguns hotéis, barris de vinho viram cama


Quartos barricas possibilita ao visitante apreciador de vinhos um experiência curiosa na hospedagem

Há programas de enoturismo que oferecem experiências bastante inclusivas, que além dos passeios básicos por vinhedos e cantinas, ainda dão ao turista oportunidade de colher a uva, participar de algum dos processos, ou mesmo produzir seu próprio vinho. No entanto, alguns oferecem ainda estadia em barricas de vinho! Sim, atualmente há hotéis pelo mundo todo que se inspiraram no local de repouso dos vinhos para criar um alojamento curioso para seus clientes. ADEGA listou  algumas opções interessantes.

Leia mais:

Carvalho e sua influência sobre o vinho

Como saber se um vinho passou por madeira?

O que significa quando dizem que determinado vinho tem madeira?

Schlafen im Weinfass

São seis quartos de barris de vinho mobiliados numa colina rodeada de vinhedos acima da cidade de Sasbachwalden, na Alemanha. Além da vista privilegiada, cada barril fica longe da visão dos outros, dando privacidade aos visitantes. A família Wild gere o local desde 1890 e oferece diversas comodidades aos hóspedes, com tratamento carinhoso e personalista.

Schlafen im Weinfass

Schwarzrinderseen Weindorf Betriebs

Em uma cidadezinha no oeste da Alemanha chamada Weiskirchen fica esta pousada com 16 quartos/barricas. Há quartos para casais, mas também tipo “família”. Até mesmo a sauna é realizada em uma barrica. Localizada ao redor dos lagos Schwarzrinder, a pousada oferece passeios de barco além de proporcionar um ambiente calmo com diárias a partir de 90 euros.

Schwarzrinderseen Weindorf Betriebs

Hotel de Vrouwe Van Stavoren

Este hotel fica em Stavoren, na Holanda, e além dos quartos “normais”, oferece 12 barris de vinho convertidos em quartos. São oito barris de 23.000 litros e quatro de 15.000 litros, além de um duplo que contempla até sauna. Todos eles são muito bem equipados e decorados. As estadias custam em torno de 100 euros.

Hotel Vrouwe Van Stavoren

Quinta da Pacheca

Um dos mais tradicionais produtores do Douro, a Quinta da Pacheca, em Lamego, possui uma aconchegante pousada com quartos feitos em 10 pipas de vinho com vista privilegiada da paisagem duriense, que pode ser apreciada pela porta de vidro ou então do deck frontal. Os quartos recebem nomes das castas locais e numeração similar às usadas nas bar - ricas. Uma claraboia no teto permite um ar ainda mais romântico nas noites estreladas. Diárias em torno de 200 euros.

Quinta da Pacheca

The Yeatman

Este maravilhoso hotel na cidade do Porto, em Portugal, possui suítes temáticas, algumas patrocinadas por impor - tantes casas de Vinho do Porto. Em algumas delas, a temática das barricas está bastante presente e adorna a cama e outros detalhes da decoração do ambiente. Definitivamente uma experiência imprescindível (além de uma vista sem igual da cidade) para enófilos que visitam a cidade, com valores de 500 a mais de 2 mil euros, como na suíte presidencial.

The Yeatman

El Lagar de Isilla

Nas proximidades do rio Duero, na região de Ribera del Duero, está este hotel boutique com quartos temáticos, todos inspirados no vinho e suas múltiplas facetas. Aqui você não dorme literalmente dentro de uma barrica, mas toda a decoração do quarto está ligada a esses recipientes, decorando desde as paredes até a banheira. Cada suíte tem um nome ligado à produção de vinho local.

EL Lagarisilla de Isilla

Terme Ptuj Camping Wine Village Glamping

Nas nascentes termais às margens do rio Drava, na cidade de Ptuj, na Eslovênia, fica esse hotel/camping/resort em estilo “acampamento”. Ele oferece oito barricas/quartos que ficam abertos de março a outubro, com preços a partir de 33 euros. A estadia dá direito a café da manhã e entrada no parque termal com suas piscinas e saunas. Há um espaço comum com lareira para os “campers”.

Terme Ptuj Camping Wine Village Glamping

Coup 2 Foudres

Perto de Saint-Émilion, esta singular opção de estadia fica dentro da pro - priedade do Château de Bonhoste. Coup 2 Foudres foi concebido pela Seguin Moreau, uma das principais tanoarias do mundo. Ela oferece um quarto/ barrica de alto luxo com banheiro privativo, adega e outras comodidades para você viver alguns dias em meio aos vinhedos de Bordeaux por valores a partir de 139 euros.

Coup 2 Foudres

Cava Colchagua

Empreendimento da família Ra - vanal em Santa Cruz, Colchagua, Chile, este hotel singular é feito com velhos barris convertidos em confortáveis cômodos de 32 me - tros, que já abrigaram 45.000 litros de vinho. São três tipos diferentes de barricas/quartos e o local ainda oferece spa e diversas atividades no entorno da região, repleta de excelentes vinícolas, com preços que partem de 140 dólares.

Cava Colchagua

Hotel Lindenwirt

Na simpática cidade de Rüdesheim, às margens do rio Reno, na Alemanha, a família Ohlig se dedica à hotelaria e serviços de hospitalidade há algumas gerações. Seu hotel Lindenwirt oferece, entre outras coisas, quartos/barricas para quem quer uma experiência diferente da convencional. Os barris foram usados e posteriormente recondicionados para abri - gar hóspedes. Cada um recebe o nome de um vinhedo da região.

Hotel Lindenwirt

Veja também:

+ Confira dicas de enoturismo para diferentes lugares

Como funciona o envelhecimento de vinhos em Bourbon?

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%  

Arnaldo Grizzo

Publicado em 4 de Novembro de 2019 às 12:00


Notícias barris de vinho hotéis barrica enoturismo dicas de hotéis

Artigo publicado nesta revista

Gran Reserva

Revista ADEGA 163 · Maio/2019 · Gran Reserva

Conheça os Grandes Vinhos de Rioja + Seleção com ícones