Mundovino

Don Melchor: como nasce o ícone cuja safra atual recebeu exuberantes AD 97 pontos

Um dos símbolos da Concha y Toro, Don Melchor é um vinho que não fica parado no tempo

por André De Fraia

Don Melchor da vinícola chilena Concha y Toro

Apesar da primeira safra do Don Melchor datar de 1987, temos que retornar até o longínquo 1883 para entender esse vinho.

» Ator de Game of Thrones vira embaixador global da Casillero del Diablo

Foi nesse ano que Don Melchor Concha y Toro trouxe uvas de Bordeaux, na França, e as plantou em Pirque, aos pés dos Andes chilenos. Ali começava a história da Vinícola Concha y Toro, empresa que, mais de um século depois, se tornaria uma das maiores do mundo no segmento.

Enrique Tirado, enólogo responsável pelo Don Melchor desde 1997

O rótulo que leva seu nome nasceu como um 100% Cabernet Sauvignon do magnífico terroir de Puente Alto. Porém, com o tempo, ele passou a ser um blend que recebe parcelas de Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot, sempre sob a supervisão do prestigiado enólogo Enrique Tirado, encarregado do Don Melchor desde 1997.

O vinhedo em Puente Alto é subdividido em 7 parcelas de Cabernet Sauvignon cada uma com suas características singulares que são utilizadas de acordo com as condições da safra.

Por exemplo, a Parcela 1 é reconhecida por dar uvas intensas, ricas em frutas vermelhas e taninos sedosos; já a Parcela 7, no entanto, se destaca pelas notas florais e de especiarias como pimenta.

Vinhedo em Puente Alto de onde saem as uvas para o Don Melchor

Para completar os 127 hectares do vinhedo há ainda três pequenas parcelas plantadas com Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot que eventualmente aparecem em menor quantidade no blend final.

Mas não ache que Don Melchor é um vinho parado no tempo.

» Um passeio pelos mais de 200 km da maior adega do mundo

Em 2015, por exemplo, foi implementado um programa de corredores biológicos que visam desenvolver o ecossistema da região, garantindo o reflorestamento de espécies nativas e à preservação dos cursos d’água que ajudam a manter o clima único do vinhedo, além de reduzir a degradação do solo.

O vinhedo e suas parcelas de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot

ADEGA já degustou as diversas safras do Don Melchor em mais de trinta degustações. Com alguns anos sendo degustados por mais de uma vez, com um interessante tempo de diferença – caso do 2001 degustado em 2011 quando recebeu AD 93 pontos e novamente em 2020 recebendo AD 94 pontos – e sempre recebendo excelentes notas.

Caso do último ano disponível, a safra 2018 foi uma das mais reconhecidas internacionalmente e recebeu impressionantes AD 97 pontos!

Don Melchor 2018 - AD 97 pontos - Maipo, Chile

Para encontrar o Don Melchor 2018, clique aqui.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas