Enoturismo

Enoturismo no Uruguai: as melhores dicas

Dicas enogastronômicas para quem vai para Montevidéu e Punta del Este


O Uruguai tem cada vez mais chamado a atenção dos turistas brasileiros. Atualmente, não tanto pelo antigo glamour do balneário de Punta del Este, mas pela facilidade de acesso e pela boa acolhida dos uruguaios. Além disso, vem ganhando muita força o enoturismo. Cada vez mais as vinícolas estão investindo em receber os turistas e sua proximidade dos grandes centros ajuda muito.

De Montevidéu até Punta del Este são cerca de duas horas de carro e há diversas atrações pelo caminho. ADEGA resolveu então fazer uma pequena lista com dicas de lugares que você deve visitar caso esteja planejando alguns dias de férias pelo Uruguai. Confira a seguir.

 

Montevidéu 

  • Cabaña VeronicaCabaña Verónica

    Um dos locais para se visitar na capital uruguaia é a Cidade Velha, mais especificamente o Mercado del Puerto. Assim como no mercado da Cantareira de São Paulo, além das bancas de frutas, carnes, peixes e outras iguarias, há alguns restaurantes muito bons. Passe pelo “assédio” dos vendedores das barraquinhas e vá ao El Palenque, por exemplo. Sente-se no balcão e fique apreciando a parrilla repleta dos mais variados cortes de carne, além de vegetais e embutidos. Outra opção é o Cabaña Verónica, com pratos de carne bem feitos e bem servidos, como o carré de cordeiro. A carta de vinhos, focada no Uruguai, é dividida por produtor.

www.mercadodelpuerto.com

 

  • GarciaGarcia

    Se você é fã de carne, vai se encantar com duas outras opções. A primeira é o “escondido” La Otra. A decoração é simples, mas as carnes são espetaculares. Corta-se uma fraldinha com o garfo de tão tenra. Tem uma carta de vinhos interessante e os preços, tanto dos vinhos quanto dos pratos, são bastante acessíveis. Outra dica, não muito distante do La Otra é o García, uma tradicional casa de parrilla, inaugurada em 1967. O baby beef e o rack de cordeiro premium são pedidas obrigatórias. Mas lá não há só carnes, como também pescados e massas.

www.laotraparrilla.com

www.garcia.com.uy

 

  • Cocina PedroLa Cocina de Pedro

    Outras excelentes dicas gastronômicas de Montevidéu são o La Cocina de Pedro. Com decoração descontraída e aconchegante, ele é um misto de parrilla com frutos do mar e comida típica uruguaia, um lugar gostoso de ir à noite, com boa comida, carta de vinho interessante e bons drinques. Vale experimentar a costeleta de cordeiro com batatas e molho de mostarda ancienne. Outra boa experiência é o Café Misterio. É um restaurante bem conhecido, com ótima comida, indo do tradicional uruguaio até sushi. O dono, Juan Pablo Clerici, costuma fazer intercâmbio com outros cozinheiros – Rodrigo Oliveira e Alex Atala já cozinharam por lá. Tem ótimos pescados e frutos do mar, além de uma excelente carta de vinhos.

www.lacocinadepedro.com.uy

www.cafemisterio.com.uy

 

Punta del Este

  • Mia BistroMía Bistrô

    Mesmo já não estando mais em sua época áurea, o Conrad ainda é um dos bastiões de Punta del Este. Mas é possível encontrar opções interessantes de estadia menos badaladas e nem por isso menos charmosas, como o Awa Hotel, por exemplo. Em Punta, deve-se desfrutar da orla e do porto, com diversos restaurantes. Uma boa alternativa é o Mía Bistrô, comida fusion com pescados e sushis, um lugar descolado tanto para o dia (é na praia) quanto durante a noite. Outra dica interessante de Punta é o Capi Bar e Restaurante, uma espécie de cervejaria artesanal e misto de bar, que fica no centro da cidade.

www.awahotel.com

www.miabistropuntadeleste.com

www.capibar.com.uy

 

Vinícolas

  • BouzaBouza

    São várias as boas opções de visitas a vinícolas próximas tanto de Montevidéu quanto de Punta del Este. Uma delas é a Bouza com seu ambiente acolhedor, em que você é recebido pelos donos, e seu restaurante imperdível. Apesar de ser necessário fazer reserva, costuma ter disponibilidade. Outra visita pode ser na Juanicó, uma das maiores e mais celebradas vinícolas do Uruguai. O visual é impactante, especialmente no caminho que leva aos barris de fermentação. O restaurante também oferece ótimos pratos. Agende sua visita, assim como na Bodega Artesana, que só recebe turistas com agendamento prévio. É uma vinícola pequena, porém muito charmosa, colada nos vinhedos. A comida/experiência é excelente e o chef Diego manda muito bem com sua típica comida uruguaia. Outra opção é a H.Stagnari, com seus premiados Tannats. É um passeio mais exclusivo, também só feito mediante reservas. O local é maravilhoso e melhor ainda é a experiência premium com cardápio ligeiramente fusion harmonizado com os rótulos de alta gama da vinícola, por US$ 120 (no preço está incluso o transfer do hotel até a vinícola).

www.bodegabouza.com

www.juanico.com

www.artesanawinery.com

www.stagnari.com

 

  • Viña EdenViña Eden

    Mais para os lados de Punta de Este está a imponente Bodega Garzón, do bilionário Alejandro Bulgheroni. Além do local espetacular, a vinícola conta com o restaurante de Francis Mallmann. Para quem quer exclusividade, pode se hospedar no Pueblo Garzón, uma espécie de hotel/pousada de luxo (somente quatro quartos) de propriedade do chef. O lugar é uma pequena vila, perto da vinícola, ideal para quem quer requinte e exclusividade. Também na região de Punta fica a Viña Edén, que, assim como a Garzón, impressiona por sua arquitetura. A vinícola tem sócios brasileiros e a recepção é feita em português. O restaurante também é imperdível, com sua empanada de carne de carneiro cozido por oito horas, uma cesta de pães incrível, abóbora com queijo de cabra, além do carré de cordeiro, obviamente.

www.bodegagarzon.com/

www.vinaeden.com

Arnaldo Grizzo e Eduardo Milan

Publicado em 1 de Dezembro de 2018 às 12:00


Notícias "enoturismo Uruguai Montevidéu Punta del Este"

Artigo publicado nesta revista