Pesquisa

Estudo comprova que variedade banida na Europa deu origem a Chardonnay

por Redação

[Colocar Alt]

A uva Chardonnay

Segundo um novo estudo da Universidade de Stanford e de Cambridge, a variedade Gouasis Blanc, banida na Europa devido a sua má qualidade, é a "mãe" de outras que atualmente ocupam papel de destaque no mundo do vinho, como a Chardonnay e Gamay.

Pesquisadores já haviam descoberto que outras variedades mais atuais de uva eram resultado de cruzamentos espontâneos entre a Pinot Noir e Gouais Blanc. Mas este novo estudo identificou a última como a espécie geradora de outras nove variedades.

As pesquisas foram conduzidas a partir de análises avançadas do DNA das uvas Chardonnay, Gamay, Aligoté, Auxerrois, Bachet, Franc Noir, Melon, Romorantin e Sacy e descobriu-se que todas elas têm sua origem na Gouasis Blanc, que foi amplamente cultivada durante a Idade Média.

"Essa é uma conclusão surpreendente, já que a Gouais é considerada uma espécie inferior e teve seu cultivo proibido em algumas partes da Europa por muitos anos", reportaram os pesquisadores.

A enciclopédia "Oxford Companion to Wine" descreve a Gouasis Blanc como sendo uma variedade branca, capaz de produzir "vinhos bastante simples e muito ácidos".

Leia mais sobre a Chardonnay!

palavras chave

Notícias relacionadas