Revista ADEGA
Busca

Novos hábitos?

Estudo mostra que colocar gelo no vinho é um hábito comum nos Estados Unidos

A maioria dos entrevistados dizem que não seguem as regras de etiqueta do vinho


Cerca de 43% dos entrevistados afirmaram colocar cubos de gelo na taça
Cerca de 43% dos entrevistados afirmaram colocar cubos de gelo na taça

Em um estudo com mais de 2.000 americanos, 75% afirmaram que a chamada “etiqueta do vinho” pode ser intimidadora às vezes e a maioria admite que não segue as “regras”. Conduzida pela OnePoll em nome da Woodbridge Wines, a pesquisa descobriu que, embora 67% dos entrevistados reconheçam que existem maneiras certas e erradas de beber vinho, a maioria não segue os costumes o tempo todo - ou a maior parte do tempo!

Quase metade (46%) admitiu beber vinho branco à temperatura ambiente em vez de gelado, e quatro em cada 10 pessoas disseram que enchem suas taças de vinho até o topo. Cerca de 43% das pessoas afirmaram colocar cubos de gelo na taça. 

Os americanos também dão mais importância ao local onde bebem vinho (52%) do que ao tipo de recipiente em que o bebem (42%) ou à qualidade e preço do vinho (43%). Quando perguntados sobre o quanto a etiqueta do vinho melhora sua experiência de beber, apenas 22% acham que as diretrizes tradicionais “melhoram muito”.

Por fim, um em cada cinco (19%) disse que combina vinho com alimentos não tradicionais. E um quarto dos entrevistados no estudo também admitiu beber vinho rapidamente. 

Contudo, para quem não dispensa o gelo, há sim vinhos em que uma pedrinha é bem-vinda. Cada vez mais produtores estão criando rótulos pensados para serem degustados refrescados com gelo, os ditos “Ice” (favor não confundir com Ice Wine). Esses vinhos são geralmente espumantes, brancos e rosés e são feitos para receber gelo e, acreditem os céticos ou não, ficam bem melhor com esse “ingrediente”.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Ebook ADEGA

Redação
Publicado em 16/03/2022, às 09h10 - Atualizado às 10h00


Mais Mundovino