Mundovino

Graham’s lança vinho de barril que foi escondido após a segunda guerra mundial

Metade do último barril remanescente de um Porto vintage de 1950 foi engarrafado para lançamento

por Glaucia Balbachan

Graham’s lança vinho de barril que foi escondido após a segunda guerra mundial

Esconderijo secreto revelado pela Graham's onde foi escondido o barril

Em 1950, cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos produtores tinham um grande problema. O clima econômico austero dificultava justificar o custo do envelhecimento de seus vinhos.

» Qual a diferença entre o Porto Colheita e o Porto Vintage?

 Por causa disso, apenas alguns preciosos barris da colheita da Graham’s em 1950 foram reservados para envelhecimento a longo prazo. E apenas um deles permaneceu até hoje. Agora, a vinícola, propriedade da gigante Symington Family Estates, decidiu liberar metade do conteúdo do barril no mercado.

Engarrafado em outubro de 2021 e já disponível para compra, o Master 1950 Single Harvest Tawny Port viu três gerações de mestres contribuindo para seu envelhecimento cuidadoso ao longo de sete décadas.

"Este vinho realmente é de outro tempo", diz o atual enólogo chefe de Graham’s, Charles Symington. "É extraordinário que depois de 70 anos este vinho ainda tenha tanta complexidade e equilíbrio."

Lançamento do Porto Tawny de 70 anos

Lançamento do Porto Tawny de 70 anos

O Porto, que tem aromas de nozes e caramelo, é descrito como tendo "um centro profundo de cor castanha avermelhada, que reflete sua concentração" e uma "borda pálida ocre" que revela sua idade. Um paladar de frutas refinadas, com frescor e equilíbrio completo.

Engarrafado como parte da série "The Cellar Master's Trilogy" da Graham’s, o Porto de 1950 substituirá o Tawny da Colheita Única de 1940, cujo último barril restante já foi lançado.

Fundada no Porto em 1820, o crescente sucesso de Graham’s no século XIX resultou na aquisição da Quinta dos Malvedos no Alto Douro e na construção da Loja 1890 da marca, que tem vista para a cidade e abriga mais de 3.500 barris de carvalho temperados, além de um extenso porão vintage do Porto.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas