ADEGA indica

Grandes vinhos: Clos des Fous Pucalán Arenaria Pinot Noir 2017 é um exemplo de equilíbrio

A safra 2017 trouxe alguns desafios aos produtores chilenos pelo seu calor, mas o resultado em muitos casos foi um vinho acima da média


O Pucalán Arenaria Pinot Noir 2017 da vinícola chilena Clos des Fous 

Em um ano com temperaturas mais elevadas a tendência é que as uvas amadureçam por completo, gerando maior concentração de aromas e sabores com predominância de fruta madura tanto no nariz quanto no paladar.

» Conheça todos os vinhos da Clos des Fous já degustados pela ADEGA

» Quer mais dicas? Clique aqui e conheça a seção ADEGA indica

Por outro lado, a acidez natural nas uvas tende a ser diminuída pela menor diferença de temperatura entre o dia e a noite.

A safra de 2017 no Chile sofreu com as altas temperaturas, porém alguns microclimas – caso do Aconcágua – mantiveram sua amplitude térmica alta com diferenças que chegam a 15 graus entre o dia e a noite, contribuindo para que a acidez das uvas continuasse elevada.

O resultado é um vinho como o Clos des Fous Pucalán Arenaria Pinot Noir 2017, cheio de aromas de frutas vermelhas maduras e taninos firmes, mas equilibrado com ótima acidez. Contribuindo para uma certa tensão e muito equilíbrio ao vinho.

Clos des Fous Pucalán Arenaria Pinot Noir 2017 - AD 92 pontos

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 9 de Julho de 2021 às 15:00


Adega Indica ADEGA indica Indicação Vinho Vinho tinto Clos des Fous Clos des Fous Pucalán Arenaria Pinot Noir 2017 Chile Pinot Noir