Mundovino

Iniciativa busca apoio para os produtores de vinhas velhas

Será criado até um cronograma anual de degustações deste estilo de vinho

por André De Fraia

Vinha plantada em 1850 na Califórnia

Profissionais ligados ao vinho criaram a iniciativa The Old Vine Conference, uma entidade sem fins lucrativos que busca apoiar comercialmente e cientificamente os produtores de vinhas velhas.

A ideia é transformar esse estilo em uma nova categoria de vinho e levar ao conhecimento do público as características únicas dos vinhos produzidos com vinhas velhas.

“Nossa pesquisa mostrou que muitos apaixonados amantes de vinho ainda não entendem ou valorizam vinhas velhas, muitas vezes descartando o termo como um truque de marketing. O resultado é uma economia industrial desequilibrada e a perda de vinhas velhas insubstituíveis ano após ano. Se você é apaixonado por patrimônio, ciência e sabor, trabalhe conosco para criar uma nova categoria de vinhos e sustentar as vinhas velhas mais valiosas do mundo”, diz o site da entidade.

» O custo do vinho na sua adega, quais vinhos valem a pena serem guardados?

» Um prato para cada uva - como harmonizar alguns dos rótulos mais populares no Brasil

» Leilão da caixa 01 da Primum Familiae Vini será on-line

As reuniões serão on-lines e poderão ser acompanhadas pelo site da iniciativa, a primeira ocorrerá no dia 23 de março e terá como foco as vinhas velhas na Europa, Austrália e África do Sul, no dia seguinte, 24 de março, além de Europa serão abordados os vinhos das Américas do norte e do sul.

“Podemos mudar a economia das vinhas velhas e, por meio disso, mudar a vida das comunidades de produtores em todo o mundo”, diz Leo Austin, um dos criadores da iniciativa.

Clique aqui e conheça os melhores vinhos provenientes de vinhas velhas já degustados pela ADEGA.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas