O site tem como objetivo proteger os vinhedos antigos ao redor do mundo para que não sejam desenraizados
por Redação
O mundo do vinho acaba de ganhar uma poderosa ferramenta de proteção às vinhas velhas, o Old Vine Registry. O primeiro banco de dados global de fontes coletivas do mundo de vinhedos históricos vivos.
Desenvolvido a partir dos arquivos criados pela equipe do site de Jancis Robinson e apoiado por financiamento concedido pela empresa californiana Jackson Family Wines, o projeto nasce com o objetivo de ser o registro mais confiável do mundo desses vinhedos "na esperança de que, por meio de maior conscientização e atenção, esses vinhedos e os vinhos que eles produzem sobrevivam e prosperem".
O sistema é colaborativo e produtores do mundo todo podem cadastrar suas vinhas ou então enviar informações de vinhedos antigos que conhecem. Qualquer usuário pode consultar o sistema, que funciona como um Google. O usuário digita uma palavra ou frase e o sistema faz a busca, trazendo resultados de acordo com o que foi pesquisado. Dentre as informações disponibilizadas estão castas, nome do proprietário e localização geográfica.
Jancis Robinson se inspirou nos esforços feitos na África do Sul para proteger e valorizar seu patrimônio de vinhas velhas. Para a crítica de vinhos, essa iniciativa visa valorizar financeiramente os vinhos que vêm de vinhas velhas para evitar que sejam desenraizados. “Em termos de sucesso tangível desta iniciativa, gostaria que os preços dos vinhos duplicassem porque não são suficientemente valorizados pelo público ”, protestou Jancis Robinson.