• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Mundovino

    Lalou Bize-Leroy: a maga dos grandes vinhos da Borgonha, incluindo o Romanée-Conti

    “As uvas são médiuns da mensagem da sua terra, que gravou em sua carne os estigmas da rocha, o perfume de suas vinhas em flor e as forças do cosmos”

    por André De Fraia

    Quando pensamos no vinho mais caro do mundo é o mítico Romanée-Conti, do domaine de mesmo nome que primeiro vem à cabeça. Mas se você der uma olhada na lista dos 50 mais caros do planeta, certamente vai notar um nome recorrente e que hoje lidera a lista: Domaine Leroy.

    Atualmente, no top 50 do site Wine-Searcher (que mapeia preços de varejistas do mundo todo) há nada menos que 16 vinhos de Leroy. Isso mesmo! Quase todos com valor acima de US$ 3 mil por garrafa.

    O mais caro, seu Musigny, apelação de origem da cidade borgonhesa de Chambolle-Musigny, beira os US$ 25 mil. 

    E, se considerarmos que a família Leroy é dona de metade do Domaine de la Romanée-Conti (ou DRC), somam-se aí mais quatro rótulos no top 50, contabilizando 20 dos 50 vinhos mais caros do planeta. Nada mal, não? 

    A vinícola é comandada desde 1955 por Lalou Bize-Leroy, neta do fundador François Leroy.

    E desde 1988, Lalou decidiu deixar a agricultura biológica e passar tudo para a cultura biodinâmica. 

    Dessa forma, além dos preparos e observação dos astros, Leroy não planta clones. Quando uma vinha morre, ela é substituída por uma seleção massal do próprio vinhedo, uma técnica que envolve a seleção das melhores plantas e uma recombinação delas, considerada como um método de melhoramento mais natural que a clonagem.

    A devoção de Lalou ao terroir é tamanha que ela afirma ser capaz de reconhecer a origem das uvas só de prová-las. 

    Afinal, diz ela, o termo “maker” (“produtor”, em português) não se enquadra na Borgonha, uma vez que não é possível “produzir o vinho”. 

    “Nós somos guardiões. Nós olhamos, observamos, tomamos algumas decisões, mas são as uvas que vêm primeiro – elas nos guiam. Nosso trabalho é olhar, observar e tentar entender. Esse é nosso trabalho, nosso papel. Sim, nós tomamos decisões, mas realmente não fazemos nada”, garante. 

    Sua relação com o lugar é tão visceral e sua forma de produzir (ela provavelmente prefere “originar”) vinhos é da forma mais natural possível.

    Graças à sua determinação em refletir o lugar, há cerca de 30 funcionários em tempo integral cuidando dos vinhedos entre maio e setembro, época mais crítica do ciclo da uva. Suas fermentações, obviamente, ocorrem somente com leveduras indígenas – ou seja, não há a inoculação de leveduras – e, quando há safras complicadas, os rendimentos são drasticamente reduzidos em prol da qualidade do vinho.

    Aos 89 anos, Lalou continua atuante e ferrenha defensora da biodinâmica e do terroir da Borgonha. Em entrevista recente ao site Les Echos, ela resumiu: “Richebourg, Saint-Vivant, Musigny, Chambertin, Corton-Charlemagne não falam da mesma forma. É nossa missão fazer com que as suas vozes sejam ouvidas. As uvas são médiuns da mensagem da sua terra, que gravou em sua carne os estigmas da rocha, o perfume de suas vinhas em flor e as forças do cosmos. Vinificar é tentar compreender esta transmutação da planta em líquido vivo, a alquimia, uma tremenda lição de vida”. 

    » The King’s Man, filme com ganhador do Oscar, ganha Vinho do Porto raro e caro

    » Incrível: helicóptero e mar de velas espantam geada na França

    » Um passeio pelos mais de 200 km da maior adega do mundo

    » Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoBorgonhaLalou Bize-LeroyVinho mais caro do mundoDomaine Leroy

    Notícias relacionadas

    vinho e mar

    Por que vinícolas portuguesas estão adicionando água do mar ao vinho?

    Halloween

    Quando o Halloween chega às vinícolas: os mistérios do vinho

    portonica

    Portônica: conheça o drinque português que antecedeu a febre do gin tônica

    Segundo estudo, consumidores de vinho tinto têm até 17% menos chance de contrair o vírus

    Estudo aponta menor risco de covid-19 entre consumidores de vinho

    O indonésio Rudy Kurniawan ficou famoso por falsificar milhares de garrafas de vinho e virou documentário

    Caso Rudy Kurniawan: entenda o escândalo que abalou o mercado de vinhos

    O vinho se mostrou o alimento que traz mais benefícios à saude do coração

    Nova revisão liga consumo de vinho, queijo e café à saúde cardiovascular

    "A kent'anno, que você viva até os 100", brinde típico da Sardenha

    Cannonau: o vinho da Sardenha que pode ajudar a viver até os 100 anos

    Estudo aponta que consumo moderado de vinho tinto pode reduzir risco de mortalidade em pessoas com Parkinson

    Como o vinho pode ajudar a melhorar a vida dos portadores do Mal de Parkinson

    Estudo mostra os maiores consumidores de álcool do mundo

    Estudo revela os países com maior consumo de álcool per capita

    Quem consome uma dose de vinho por dia possui 50% menos chances de desenvolver DHGNA

    O vinho ajuda até na saúde do seu fígado

    Château d'Yquem

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Descorchados 2026 tem dois vinhos com nota máxima
    1

    Descorchados 2026 tem dois vinhos com nota máxima

    Como a Malbec francesa virou um símbolo da Argentina?
    2

    Como a Malbec francesa virou um símbolo da Argentina?

    Quais são as vinhas mais velhas do mundo?
    3

    Quais são as vinhas mais velhas do mundo?

    Japão se torna grande consumidor de café
    4

    Japão se torna grande consumidor de café

    Quer conhecer a Sicília? Confira dicas para uma viagem inesquecível
    5

    Quer conhecer a Sicília? Confira dicas para uma viagem inesquecível

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group