A ProWine, o maior evento do mundo do vinho, teve início em São Paulo com grande participação internacional
por Redação
A edição 2024 da ProWine São Paulo, a maior feira de vinhos e destilados das Américas, teve início hoje (1), no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reúne mais de 1.400 marcas de 34 países e espera atrair mais de 12 mil visitantes ao pavilhão verde.
A ProWine São Paul, que tem se consolidado como um ponto de encontro do vinho e reflete a importância de São Paulo no mercado nacional, responsável por 20% do consumo no Brasil, enquanto 40% do mercado está concentrado na região metropolitana paulista.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Para proporcionar uma experiência mais rica aos participantes, a feira introduziu uma setorização por países, que podem ser localizados por suas respectivas bandeiras, um conceito inspirado na ProWein de Düsseldorf, na Alemanha, que proporciona uma imersão sensorial nas bebidas típicas de cada região, facilitando o acesso aos sabores e tradições de diversas culturas. A abordagem busca elevar o padrão do evento e atraiu diversos novos países, como Bósnia, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Macedônia do Norte, México, Reino Unido e Sérvia.
A Geórgia, em particular, se destaca como o berço da vinificação, com uma história de mais de 8.000 anos e o uso de métodos tradicionais, como a fermentação em ânforas de barro enterradas, chamadas qvevri.
LEIA TAMBÉM: Importações de vinho estão em alta na União Europeia
O Embaixador da Geórgia no Brasil, Zurab Mchedlishvili, esteve presente na feira, acompanhado de André Baader, representante da Wines of Georgia, entre outros convidados.
Outro destaque é o ProWine Forum, um espaço dedicado ao compartilhamento de conhecimento, inovação e degustações. O fórum conta com quatro salas que abrigam discussões sobre temas diversos, como o mercado de vinhos antes e depois da pandemia, e marcou o lançamento mundial da nova safra do Pêra-Manca Tinto, um dos vinhos mais prestigiados do Alentejo.
A diversidade do vinho argentino, estratégias de vendas para o final do ano, o futuro dos sommeliers e a ascensão do saquê como uma bebida global, também foram destaques no primeiro dia.
Além de promover negócios e encontros, a ProWine oferece um ambiente de troca de conhecimento e aprendizado. Profissionais do setor podem se inscrever para o evento até quinta-feira (3), diretamente no local, com taxa de R$ 300,00.
+lidas
Imposto Seletivo pode ser um desafio adicional ao vinho no Brasil
Lançamento mundial do Pêra-Manca Tinto 2018 ocorreu em São Paulo
Maior evento do mundo do vinho começou em São Paulo
Dupla poda permite MG surgir como expoente de vinho fino
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?