Mundovino

Nove produtores do Penedès querem renunciar à denominação Cava

Produtores querem rotular seus vinhos na Corpinnat

por Redação

Nove produtores de vinho espumante na região de Penedès, na Espanha, devem renunciar à denominação Cava e engarrafar sob um novo rótulo chamado Corpinnat. A mudança é sugestão da Gramona, Recaredo, Torelló, Llopart, Nadal, Sabaté Coca, Mas Candí, HugetCan Feixes e Júlia Vernet e vem sendo discutida há meses entre os produtores e o conselho regulador de Cava.

Os nove produtores respondem por apenas 1% da produção de Cava, mas 30% da produção de Gran Reserva Cava e seis dos 13 Parajes Calificados – a nova classificação premium de Cava. Os membros da Corpinnat devem cumprir um rigoroso conjunto de regras, incluindo uvas 100% orgânicas, colheita manual, pelo menos 18 meses de envelhecimento (mas com alguns vinhos com mais de 30 ou mais de 60 meses), a inclusão do viticultor na cadeia de valor e a vinificação em sua própria adega.

Os primeiros vinhos espumantes rotulados como Corpinnat – mas não Cava – serão lançados neste ano, juntamente com as palavras “Vino Espumoso de Qualidade, Método Tradicional”.

Corpinnat pode ser traduzido aproximadamente como “Nascido no Coração do Penedès”. Essa denominação foi discutida pela primeira vez em 2015 por descendentes dos membros fundadores da Associação dos Produtores de Cava na década de 1970, que estavam preocupados com o futuro da qualidade de produção de Cava.

A Associação de Viticultores e Elaboradores Corpinnat foi criada em 2017, com o objetivo de promover áreas específicas na denominação Cava, destacando os movimentos de qualidade realizados ao longo dos últimos 50 anos pelos produtores. Um porta-voz da Gramona, atualmente copresidente da Corpinnat ao lado da Recaredo, disse que o novo empreendimento foi recebido com “ceticismo” pelo conselho de Cava e, apesar de algumas discussões “construtivas”, os produtores ficaram sem “outra escolha” a não ser deixar a denominação.

+ Confira bons rótulos de Penèdes avaliados pela ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas