Escola do vinho

O corte bordalês, o que é e sua história

Um dos mais cultuados do mundo é baseado em diversas castas locais e pode estar mudando


 

Vinhedos em Bordeaux no sudoeste francês

O blend bordalês provavelmente é o mais cultuado e imitado do mundo. Mas que mistura seria essa? Não há uma receita padrão, mas há três uvas tintas principais que se mesclam de formas diferentes dependendo da sub-região e do produtor: a Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Cabernet Franc. Isso sem contar a Petit Verdot, a Malbec e a Carménère, sempre em menores proporções. 

Apesar de acostumamo-nos a pensar que Bordeaux é quase sempre sinônimo de Cabernet Sauvignon, a tinta mais plantada na região é a Merlot, com mais de 65% dos vinhedos, seguida pela Cabernet Sauvignon com 22% e depois a Cabernet Franc, com menos de 10%. A proporção em um rótulo, contudo, varia drasticamente de denominação para denominação e também de produtor para produtor. 

Nas sub-regiões da margem esquerda do rio Gironde, por exemplo, como Médoc e Graves, há o predomínio de rótulos baseados principalmente na Cabernet Sauvignon. Já na margem direita, a proporção maior é quase sempre da Merlot. 

» Blend, corte ou mistura. Saiba tudo sobre esta técnica

» Por que misturar? Entenda como nasceram os blends

» Técnica ou inspiração? Como são criados os blends?

Não devemos nos esquecer, contudo, que a região também produz vinhos brancos majoritariamente feitos com blends. As principais uvas usadas nos brancos são Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. As duas primeiras representam mais de 40% dos vinhedos cada uma, com um complemento de 5% da terceira, mas há ainda Colombard, Merlot Blanc, Sauvignon Gris e Ugni Blanc, em quantidades bastante pequenas. 

Mas o blend bordalÊs pode estar mudando, recentemente foi aprovado a entrada de novas castas no blend bordalês. Preocupados com as mudanças climáticas e uma possível alteração no vinho regional, Bordeaux autorizou uvas como a portuguesa Touriga Nacional e as nascidas em laboratório Marselan e Arinarnoa.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Da redação

Publicado em 16 de Março de 2021 às 19:00


Escola do vinho Blend Corte Mistura Vinho História Escolda do vinho Bordeaux Bordalês