• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Grands Châteux

    Como nasceu a Ornellaia, ícone dos Supertoscanos

    Ludovico Antinori foi o responsável por fundar o espaço

    por Arnaldo Grizzo

    ornellaia
    Em 1981, o marquês Ludovico Antinori fundou a Tenuta dell’Ornellaia, em Bolgheri, na Toscana, em uma propriedade herdada de sua mãe

    A década de 1970 na Toscana foi bastante movimentada. Na época, os produtores começaram a questionar as regras dos vinhos de Chianti, que, segundo eles, não valorizavam os vinhos produzidos. Então, muitos deles passaram a criar vinhos com uvas francesas e, portanto, não poderiam ser rotulados dentro da denominação de origem. Nasciam, assim, os primeiros Supertoscanos.

    Até hoje há uma disputa entre as famílias Antinori e Incisa della Rocchetta para saber quem foi o pioneiro, se o Tignanello ou o Sassicaia. Mas, o que realmente importa é que, após essas primeiras transgressões e o crescente sucesso desses vinhos, outros passaram a seguir o mesmo caminho. Um deles foi Ludovico Antinori, irmão mais novo de Piero, criador do Tignanello, e primo de Mario, o homem por trás de Sassicaia.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    interior ornellaia
    Os primeiros vinhedos foram plantados em 1982, com orientação do enólogo André Tchelistcheff

    Árvores e Mondavi

    Em 1981, o marquês Ludovico fundou Ornellaia, uma propriedade herdada de sua mãe, em Bolgheri, na Toscana, muito próxima da Tenuta San Guido, onde Mario Incisa della Rocchetta produzia seus vinhos. O nome Ornellaia deriva das árvores que crescem no local, uma espécie chamada Fraxinus ornus, que produz flores cinzentas e, na região, é conhecida como ornella.

    Os primeiros vinhedos da propriedade de cerca de 90 hectares foram plantados logo no ano seguinte. O aclamado enólogo André Tchelistcheff foi quem orientou Antinori no início. A primeira safra ocorreu em 1985. O primeiro Ornellaia, feito com 80% de Cabernet Sauvignon, 15% de Merlot e 5% de Cabernet Franc, foi ao mercado em 1988, um ano depois de a vinícola propriamente dita ter sido construída. Pouco depois, em 1991, Ornellaia passou a ter a consultoria de Michel Rolland, um dos mais famosos enólogos do mundo.

    No fim dos anos 1990, a Tenuta dell’Ornellaia teve mudanças importantes. Em 1999, Robert Mondavi, um dos principais produtores de vinho na Califórnia, Estados Unidos, adquiriu parte das ações da empresa. Pouco tempo depois, os Mondavi já eram donos da companhia.

    LEIA TAMBÉM: Vinho raro de Ornellaia com apenas 600 garrafas promete mexer com colecionadores

    Em 2002, porém, Mondavi iniciou uma parceria com outra família tradicional da Toscana, os Frescobaldi, que ficaram com 50% de Ornellaia. Três anos depois, contudo, os Frescobaldi assumiram total comando ao comprar a cota restante da Constellation Brands, empresa que assumiu a vinícola de Mondavi.

    Terroir

    Assim como Sassicaia, Solaia, entre outros, Ornellaia faz parte dos ícones Supertoscanos. Os vinhedos com Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot estão a poucos quilômetros do mar Tirreno. O solo tem uma mescla de origens – marinha, aluvial e vulcânica – que deixa sua marca no vinho. O enólogo responsável atualmente é o alemão Axel Heinz, ainda com a consultoria de Rolland.

    São produzidas cerca de 140 mil garrafas de Ornellaia por ano. As últimas safras apresentam um blend mais homogêneo entre as castas, sem uma superioridade tão grande da Cabernet Sauvignon, nem da Merlot, que vem ganhando destaque com o tempo. A propriedade lançou um segundo vinho, Le Serre Nuove dell’Ornellaia em 1997, produzido com uvas de vinhas mais jovens. Há ainda o Le Volte dell’Ornellaia, o Variazioni in Rosso dell’Ornellaia, além dos brancos Ornellaia e Poggio alle Gazze dell’Ornellaia, e o doce Ornus dell’Ornellaia.

    LEIA TAMBÉM: Proposta artística de Tomás Saraceno para Ornellaia tem rótulo que muda de cor

    ornellaia
    Atualmente, a produção anual é de cerca de 140 mil garrafas

    Artistas e Merlot

    Uma das colinas da propriedade, com apenas 7 hectares, foi plantada com Merlot, com a indicação de André Tchelistcheff. Anos mais tarde, essa região daria origem a um dos mais aclamados Merlots do mundo, o Masseto. O sucesso foi tanto que Ornellaia e Masseto costumam ser tratadas como propriedades distintas pelos Frescobaldi.

    Em 2008, para celebrar os 20 anos do lançamento do primeiro Ornellaia, a família Frescobaldi lançou o projeto Vendemmia d’Artista. A cada ano, um artista contemporâneo é comissionado para criar um rótulo para uma edição limitada de garrafas – sendo uma série de grandes formatos com 100 double magnum, 10 imperials e uma salmanazar. Os artistas são convidados ainda a criar intervenções com seus trabalhos na vinícola. O mais recente artista convidado – para criar os rótulos para a safra 2014 – foi o brasileiro Ernesto Neto.

    Confira todos os vinhos Ornellaia degustados por ADEGA:

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    OrnellaiaRobert MondaviMassetoFrescobaldiSassicaiaTignanelloSupertoscanosMichel Rollandvinhos italianosLudovico AntinoriBolgherivinhos da Toscana

    Notícias relacionadas

    chardonnay

    Por que alguns vinhos têm aroma e sabor de manteiga?

    vinho laranja

    Qual é a temperatura ideal para servir vinhos laranjas?

    Imagem Château Mouton Rothschild revela rótulo 2023 por Joana Vasconcelos

    Château Mouton Rothschild revela rótulo 2023 por Joana Vasconcelos

    queijo e tempranillo

    Como harmonizar Tempranillo com queijos: opções espanholas e internacionais

    decantação

    O que é dupla decantação e quando usar a técnica no serviço do vinho

    Baco e Ariadne

    Muito antes de Baco: as divindades que moldaram a mitologia do vinho

    Imagem Um brinde à sustentabilidade do vinho português

    Um brinde à sustentabilidade do vinho português

    furto vinhedos

    Contrato romano do século IV revela como vinhedos eram protegidos no Egito

    Ânforas de argila sendo usadas para fermentação de vinho

    Como funciona a fermentação de vinhos em ânforas

    Imagem França libera €130 mi em plano de crise da viticultura

    França libera €130 mi em plano de crise da viticultura

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Arqueólogos encontram vestígios de viticultura com mais de 8 mil anos
    1

    Arqueólogos encontram vestígios de viticultura com mais de 8 mil anos

    Por que o termo “claret” virou sinônimo do vinho de Bordeaux?
    2

    Por que o termo “claret” virou sinônimo do vinho de Bordeaux?

    Crljenak Kaštelanski conheça a casta croata e seus diversos nomes
    3

    Crljenak Kaštelanski conheça a casta croata e seus diversos nomes

    Guia ADEGA Espanha 2025\u002D2026 estreia com degustação de vinhos espanhóis em São Paulo
    4

    Guia ADEGA Espanha 2025-2026 estreia com degustação de vinhos espanhóis em São Paulo

    A ligação entre a Igreja Católica e o champagne
    5

    A ligação entre a Igreja Católica e o champagne

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group