Revista ADEGA
Busca

Meio francês, meio australiano

Penfolds se junta com vinícola bordalesa e produz rótulos franceses

Segundo o enólogo Peter Gago, “temos o sol francês acima e o solo abaixo, mas tudo no meio é Penfolds”


Os enólogos da Dourthe com Peter Gago, enólogo-chefe da Penfolds
Os enólogos da Dourthe com Peter Gago, enólogo-chefe da Penfolds

A icônica vinícola australiana Penfolds anunciou o lançamento de seus dois primeiros vinhos produzidos na França.

A parceria foi com a vinícola de Bordeaux Dourthe e o blend não poderia ser mais sugestivo, 71% das uvas provenientes de Bordeaux e 29% da Austrália. “Este é o início de nossa jornada de vinificação francesa. Nosso principal objetivo? Para permanecer fiel ao espírito de vinificação de ambas as vinícolas, para oferecer a melhor mistura possível, para deixar Bordeaux e a Austrália orgulhosos. Este vinho não é sobre grandeza ou ousadia ou afirmação. Ele é um blend feito para transmitir uma leveza etérea, sutileza no paladar – ligando sensivelmente dois hemisférios, e o Velho Mundo com o Novo.”

Patrick Jestin, CEO da Dourthe, comentou que o vinho “superou todas as nossas expectativas” e acrescentou: “Para empurrar os limites e fazer tal blend, foi criado um conceito inesperado e absolutamente fascinante. Colaborar e cultivar amizades com a equipe de vinificação da Penfolds na mistura de um vinho tão excepcional foi um sonho tornado realidade”.

O Penfolds II Cabernet Shiraz Merlot 2019 foi misturado e engarrafado no sul da Austrália, na vinícola Penfolds. O segundo vinho é o Penfolds FWT 585 2019um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, produzido no Château Cambon la Pelouse com a ajuda da enóloga Penfolds, Emma Wood.

Peter Gago, enólogo-chefe da Penfolds disse que “os vinhos feitos na França respeitam o terroir francês, mas uma coisa permanece excessivamente consistente: o selo Penfolds” Afirmou ele. “Temos o sol francês acima e o solo abaixo, mas tudo no meio é Penfolds, finalizou Gago.

André De Fraia
Publicado em 23/07/2022, às 08h00


Mais Mundovino