Mundovino

Pesquisa mostra que resíduos da vinificação oferecem benefícios nutricionais

As sobras de uva tinta foram enaltecidas por terem benefícios nutricionais ligados à saúde intestinal

por Glaucia Balbachan

Resíduos da vinificação oferecem benefícios nutricionais

Pesquisadores mostram evidências que os resíduos de uva tinta podem trazer benefícios nutricionais à saúde

Pesquisadores da Universidade de Cornell nos Estados Unidos, descobriram que o “pomace”, o purê, é toda a polpa que sobrada vinificação das uvas tintas, contém compostos moleculares benéficos, que podem trazer efeito saudável nos intestinos e estômago.

» Resveratrol mostra potencial eficácia para a tratamento de endometriose

De acordo com a professora de ciência de alimentos na Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, o subproduto da fabricação de vinho tem potencial importante.

“Se pudermos usar o pomace para extrair o composto-chave ou usá-lo como ingrediente dietético, teremos resultados de uma fonte sustentável de compostos nutricionais com benefícios demonstrados para a saúde”, conta.

O grupo de pesquisa analisou variedades de uvas tintas tipicamente encontradas na região de Finger Lakes, em Nova York, onde existe uma quantidade grande de vinícolas. A equipe usou Vitis vinífera (uva para elaboração de vinho fino), Vitis labruscana (uvas concord) e um híbrido interespecífico para associar os benefícios práticos para a saúde alimentar do consumo de uvas e produtos residuais provenientes de uvas.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas