Revista ADEGA
Busca

Ricciardo, vinho e Shoey

Piloto da F1 lança vinho e decanter em formato de sapatilha

Parceria do piloto e o enólogo Peter Munro da vinícola St Hugo


O piloto da McLaren, Daniel Ricciardo, lançou uma nova edição limitada de vinhos
O piloto da McLaren, Daniel Ricciardo, lançou uma nova edição limitada de vinhos

Há muitos anos o narrador esportivo Galvão Bueno contou num bate-papo com ADEGA sobre a sala onde Ayrton Senna mantinha as garrafas magnum de Champagne que ele havia ganho em cada prova que venceu. Afinal, a relação entre Champagne e podium de Fórmula 1 é velha conhecida, explosiva e molhada.

Mas na linha das celebridades que fazem parcerias com vinícolas, há uma que privilegia os tintos. O piloto da McLaren, Daniel Ricciardo (nascido na Austrália, com descendência italiana) está repetindo neste ano a parceria que iniciou no ano passado com a vinícola St Hugo (em Barossa Valley) para uma nova edição limitada de vinhos, já que as garrafas da edição passada já esgotaram.

A linha, nomeada DR3 X St Hugo (Passion.Power.Precision) juntou o piloto e o enólogo chefe da vinícola, Peter Munro em degustações e cortes que resultaram em dois vinhos, o South Australian Shiraz 2020 e o Coonawarra Cabernet Sauvignon 2018. O piloto afirmou em entrevista que cresceu cercado de vinho, que sua família de origem italiana sempre tinha vinho à mesa e que o pai chega a ser um vinicultor amador.  "Nos dedicamos de coração para criar vinhos que as pessoas apreciem e o processo todo foi tão divertido e bem aproveitado como poder, finalmente, compartilhar o produto final", afirmou Ricciardo.

Pelo valor de 70 dólares australianos (para quem vive na Austrália), é possível comprar o Shiraz, descrito pela vinícola como sendo um exemplar elegante e expressivo dos modernos Shiraz australianos ou o Cabernet Sauvignon que eles apresentam como um vinho estruturado, com frutas negras e taninos finos, ideal para guarda.

O piloto da McLaren, Daniel Ricciardo (nascido na Austrália, com descendência italiana) está repetindo neste ano a parceria que iniciou no ano passado com a vinícola St Hugo
Decanter em formato da sapatilha para fazer shoey

Para tristeza dos fãs do esporte, está fora de estoque o decanter, que vinha numa caixa especial, com uma carta do piloto e um certificado de autenticidade. A peça (com capacidade para uma garrafa de vinho), era uma réplica do calçado utilizado por Daniel Ricciardo para as corridas.

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 11/04/2022, às 08h30


Mais Mundovino