• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Escola do vinho

    Podridão do bem, conheça a Botrytis cinerea

    Fungo é parte fundamental em grandes vinhos do mundo

    por André De Fraia

    Uva afetada pelo fungo Botrytis cinerea

    Uma uva como a da foto acima? É só jogar fora, correto? Pois bem, saiba que essa uva aí é responsável por um dos maiores vinhos do mundo.

    LEIA MAIS

    » Tokay: a história do vinho real

    » Há algo de podre no reino de Sauternes

    O fungo conhecido como Botrytis cinerea ataca vegetais e causa a chamada “podridão cinzenta”. Ele age criando micro furos na parede externa de frutas e legumes, com o calor, a água ali presente evapora deixando espaço para o fungo crescer. A Botrytis acontece apenas em situações bem específicas, é necessária elevada precipitação pluviométrica e alta humidade do ar. Só assim o fungo pode aparecer e acabar com a sua colheita.

    Porém, temos a exceção. É possível produzir vinho a partir dos bagos atacados pela Botrytis!

    A história dos vinhos botritizados não começa em Sauternes, berço de um dos grandes vinhos desse tipo no mundo como o Château d’Yquem. Mas sim na Hungria. Mais precisamente na região de Tokaj-Hegyalja.

    Conta a história que em meados do século XVII a região estava prestes a ser invadida pelo império Otomano, assim, decidiram atrasar a colheita das uvas, uma vez que os muçulmanos condenavam o consumo de álcool. Com a demora a tragédia aconteceu e um fungo de aspecto horrível atacou as uvas. Como a Botrytis não ataca a parreira e sim bago a bago, os produtores da época separaram as uvas boas das ruins e fizeram vinho. Não ficou registrado o motivo – se por ter tido pouco vinho ou se por alguma outra ideia incomum – mas no final do processo de fermentação e maceração os produtores adicionaram ao mosto as uvas afetadas pelo fungo.

    No ano seguinte quando o vinho foi degustado a história estava feita, o vinho era um néctar divino.

    Pinot Gris botritizada, o fungo ataca bago a bago e não o parreiral como um todo

    Em Bordeaux a história é dois séculos mais recente. Reza a lenda que o Czar russo Alexandre III em 1890, teria feito uma encomenda de vinho branco bordalês da região de Sauternes. Porém, a safra teria sido comprometida pois parte das uvas foram afetadas pela podridão cinzenta. Possivelmente para não perder um grande cliente os produtores decidiram enviar o vinho feito a partir das uvas botritizadas. O Czar amou! Ofereceu mais dinheiro para aquele vinho específico e a podridão cinzenta virou a podridão nobre.

    Mas o que faz o vinho botritizado ser tão diferente?

    A resposta está na forma que o fungo ataca as uvas. Os micro furos que eles fazem permitem que a água presente na polpa da uva evapore, assim, os ácidos, açucares e demais substâncias que conferem aroma e sabor ao vinho se concentram. Com a colheita tardia e selecionada bago a bago o vinho produzido a partir dessas uvas fica com um caráter harmônico sem igual com acidez e dulçor em equilíbrio.

    O fungo também tem sua vez, deixando um aroma muito ligado a Botrytis e à ação dela na uva.

    O preço de um vinho botritizado

    O valor do vinho sobe consideravelmente mas há uma explicação. Além da colheita ser manual e selecionada são necessárias muito mais uvas para produzir uma garrafa de vinho. Afinal, grande parte da água evaporou. Enquanto para a produção de um vinho seco “normal” são necessárias em torno de 300 uvas para produzir uma garrafa de 750 ml, para a produção de um vinho botritizado são necessárias 5.000 uvas para uma garrafa de 375 ml!

    Onde posso encontrar esse vinho?

    São poucas regiões do mundo que tem as condições climáticas ideais para que o fungo se desenvolva. França, Hungria e Alemanha são os principais, mas novos terroirs são descobertos ano após ano. Califórnia, Nova Zelândia e Austrália já produzem a décadas seus vinhos botritizados. A África do Sul também desponta como um excelente local, produzindo blends baseados principalmente em Chenin Blanc.

    A ADEGA já degustou vários, você pode conferir clicando aqui os melhores e suas notas.

    » Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoBotrytisBotrytis cinereaFungoBotritizado

    Notícias relacionadas

    capa de vídeo sobre la tâche

    La Tâche: conheça a história do lendário Grand Cru da Borgonha

    Incêndio em vinhedo na Califórnia

    Incêndios na Califórnia colocam vinhedos de Napa e Sonoma em alerta

    Ânforas antigas repousam no fundo do mar ao largo da costa de Monasterace, na Calábria

    Naufrágio revela rota do vinho na Grécia Antiga

    Vinhas ao pôr do sol

    Jerez prevê safra histórica após recuperação dos vinhedos

    Caixa de vinho no porto industrial

    Exportações de vinhos da Argentina crescem 14,2% em 2026

    Vinhedo iluminado pelo sol quente

    Estudo aponta três caminhos para o futuro dos vinhedos

    Bold Woman Award by Veuve Clicquot 2026

    Veuve Clicquot abre inscrições para prêmio de mulheres empreendedoras

    Acordo no ambiente vinícola

    Molinos amplia presença no vinho com compra da Bodega Etchart

    Vinha ao entardecer com céu dramático

    Calor extremo desafia vinhedos e muda mapa do vinho

    Adega rústica e aconchegante

    Excesso de vinho desafia produtores e preocupa Portugal

    Harmonização

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Produção e consumo de vinho caem na Espanha
    1

    Produção e consumo de vinho caem na Espanha

    Douro reúne alguns dos vinhos mais emblemáticos de Portugal
    2

    Douro reúne alguns dos vinhos mais emblemáticos de Portugal

    La Tâche: conheça a história do lendário Grand Cru da Borgonha
    3

    La Tâche: conheça a história do lendário Grand Cru da Borgonha

    Molinos amplia presença no vinho com compra da Bodega Etchart
    4

    Molinos amplia presença no vinho com compra da Bodega Etchart

    Disputa comercial amplia crise do vinho na Califórnia
    5

    Disputa comercial amplia crise do vinho na Califórnia

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group