Mundovino

Polêmica! Produtor californiano diz que Chardonnays de Napa têm maior potencial de guarda que os borgonheses

O produtor de vinhos de Napa Valley, Tor Kenward, deu entrevista em Londres e disse que sua tese será comprovada em degustações futuras


Tor Kenward, fundador da Tor Kenward Family Wines

O grande acontecimento que marcou a quebra de paradigma do mundo do vinho em 1976 – O Julgamento de Paris, parece de volta à tona.

O acontecimento que trouxe influencia e que afetou o valor de um produto abalando a tradição histórica, rompeu as barreiras do tão consolidado vinho francês por meio de uma degustação às cegas (clique aqui para saber mais).

O fundador da Tor Kenward Family Wines e ex-vice-presidente da Napa’s Beringer Wines, Tor Kenward – é o pivô dessa potencial polêmica.

Enquanto celebrava os 50 anos de sua vinícola em Londres na terça-feira da semana passada, Tor contou que estava convencido depois de muitas degustações, de que o grande Chardonnay californiano envelhece brilhantemente melhor que alguns brancos franceses.

Produtor californiano acredita que há 24 produtores em Napa com Chardonnays incríveis

Ainda na mesma mesa que comemorava o aniversário de sua vinícola, foi servido à um conjunto de colecionadores, a safra 2017 de seus vinhos e o resultado foi confirmado que a Califórnia que abriga cerca de 24 produtores faz um Chardonnay incrível, que são longevos e que podem se tornar seguramente colecionáveis.

E conclui que muitas degustações de safras mais antigas vão acontecer para constatar o fato que Chardonnays californianos evoluem muito bem e que comparados com grandes borgonheses brancos.

As opiniões de Tor sobre o potencial de longa duração de tais Chardonnays representam um contraste com a opinião comumente mantida de que o vinho branco californiano está amadurecendo de forma rápida. E que um ponto que desfavorece os produtores de ganhar reconhecimento são as safras antigas que eles não guardam.

“Não se pode vender tudo no lançamento. É importante fazer um estoque e construir uma biblioteca de safras mais antigas para vender ou mostrar em momentos posteriores”, menciona Tor.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Glaucia Balbachan

Publicado em 27 de Setembro de 2021 às 09:00


Mundovino Tor Kenward Chardonnay Califórnia Borgonha Vinho de guarda