Mundovino

Polêmica! Produtor californiano diz que Chardonnays de Napa têm maior potencial de guarda que os borgonheses

O produtor de vinhos de Napa Valley, Tor Kenward, deu entrevista em Londres e disse que sua tese será comprovada em degustações futuras

por Glaucia Balbachan

Tor Kenward, fundador da Tor Kenward Family Wines

O grande acontecimento que marcou a quebra de paradigma do mundo do vinho em 1976 – O Julgamento de Paris, parece de volta à tona.

O acontecimento que trouxe influencia e que afetou o valor de um produto abalando a tradição histórica, rompeu as barreiras do tão consolidado vinho francês por meio de uma degustação às cegas (clique aqui para saber mais).

O fundador da Tor Kenward Family Wines e ex-vice-presidente da Napa’s Beringer Wines, Tor Kenward – é o pivô dessa potencial polêmica.

Enquanto celebrava os 50 anos de sua vinícola em Londres na terça-feira da semana passada, Tor contou que estava convencido depois de muitas degustações, de que o grande Chardonnay californiano envelhece brilhantemente melhor que alguns brancos franceses.

Produtor californiano acredita que há 24 produtores em Napa com Chardonnays incríveis

Ainda na mesma mesa que comemorava o aniversário de sua vinícola, foi servido à um conjunto de colecionadores, a safra 2017 de seus vinhos e o resultado foi confirmado que a Califórnia que abriga cerca de 24 produtores faz um Chardonnay incrível, que são longevos e que podem se tornar seguramente colecionáveis.

E conclui que muitas degustações de safras mais antigas vão acontecer para constatar o fato que Chardonnays californianos evoluem muito bem e que comparados com grandes borgonheses brancos.

As opiniões de Tor sobre o potencial de longa duração de tais Chardonnays representam um contraste com a opinião comumente mantida de que o vinho branco californiano está amadurecendo de forma rápida. E que um ponto que desfavorece os produtores de ganhar reconhecimento são as safras antigas que eles não guardam.

“Não se pode vender tudo no lançamento. É importante fazer um estoque e construir uma biblioteca de safras mais antigas para vender ou mostrar em momentos posteriores”, menciona Tor.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas