Escola do vinho

Qual é a diferença entre Syrah, Shiraz e Petite Sirah?

Syrah e Shiraz são a mesma uva; a Petite Sirah é a filha delas com características próximas


A Syrah, ou Shiraz, mesma uva com uma grafia diferente

Quando vamos escolher um vinho para harmonizar com digamos um filé au poivre – aquele com ervas e bastante pimenta – a harmonização clássica é um Syrah.

Faz muito sentido afinal os taninos desse vinho somados ao seu toque de especiarias é um conjunto perfeito para harmonizar com a comida.

Porém, quando chegamos na gôndola só encontramos Shiraz! E agora?

A Syrah, reza uma história romântica, é uma casta procedente da Pérsia (hoje Irã), que foi batizada com o nome de uma das cidades da região, Shiraz. Abundante na região do oriente médio teria sido a uva que fez o vinho que Jesus usou na última ceia!

De lá, foi levada para a França por um cavaleiro templário que, ao abandonar as Cruzadas, tornou-se um eremita e fixou-se no Vale do Rhône onde a casta encontrou as condições ideais e proliferou.

A segunda versão da história - menos romântica, mas muito mais provável – é que a origem da uva é o próprio Vale do Rhône, simplesmente. Analisando o DNA da casta, enólogos da Universidade da Califórnia concluíram que a Syrah é fruto do cruzamento das uvas Dureza (tinta) e Mondeuse Blanche (branca).

Seja como for, o fato é que foi no sul da França que ela se assentou e ganhou notoriedade, sendo que até hoje, ela reina no Rhône, em vinhos varietais ou em blends com uma pequena porcentagem da uva Viognier ou no corte GSM, Grenache, Syrah e Mourvèdre.

Ok, mas e a Shiraz?

A Shiraz é a Syrah anglicizada. Ou seja, é a forma inglesa de tratar a francesa Syrah.

Há a ideia de que Syrah seria mais utilizada no velho mundo – ou seja Europa – e Shiraz no novo mundo, no entanto, não há uma regra que dite a utilização da grafia. O que ocorre é que grandes produtores do novo mundo de Shiraz foram colonizados por ingleses, caso de Austrália e África do Sul, e por isso utilizam a versão anglicana.

Mas se Syrah e Shiraz são a mesma uva, não podemos dizer o mesmo da Petite Sirah.

Esta casta francesa é também conhecida como Durif e nasceu em uma estufa na cidade de Montpellier, pelo cruzamento da Syrah com a Peloursin.

Com o parentesco, alguma das características típicas da Syrah são encontradas na Petite Sirah, principalmente as especiarias que nela ganham tons de pimenta negra.

A harmonização clássica com a Petite Sirah é comida mexicana, isto porque um dos terroirs de destaque da uva é a vizinha Califórnia.

Assim, não se confunda. Syrah e Shiraz são a mesma uva; a Petite Sirah é a filha delas com características próximas, mas que dá origem a um estilo de vinho diverso.

» Vinho de talha: os segredos do português que dorme em ânforas de barro – até hoje!

» Fake news: a forma da cavidade no fundo da garrafa interfere na qualidade do vinho

» O que é o vinho laranja e porque ele anda tão badalado

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 10 de Maio de 2021 às 13:00


Escola do vinho Vinho Uva Casta Syrah Shiraz Petite Sirah Qual a diferença