Escola do vinho

O que é o vinho laranja e porque ele anda tão badalado

Basicamente, ele é um branco vinificado como um tinto – e o pessoal dos vinhos naturais adora

por André De Fraia

Vinho laranja é potente e untuoso, o final é longo, mas sempre convidativo para um novo gole

Apesar da avançada tecnologia, a vinificação muitas vezes olha para o passado para buscar “novas” formas de se fazer vinho. É assim com os vinhos salgados portugueses ou mesmo com as técnicas menos intervencionista de se produzir nossa amada bebida.

Um desses estilos que renasceram foi o vinho laranja, especialmente pelo grande interesse dos produtores de vinhos naturais por ele.

Essa metodologia ancestral de vinificação nasceu provavelmente na atual Geórgia, país na intersecção da Europa com a Ásia.

A técnica, que data de 8 mil anos, consiste basicamente na produção de um vinho branco, utilizando as técnicas de vinho tinto. Ou seja, a polpa da uva é mantida por longo tempo em contato com as cascas, adquirindo, desse modo, elementos como polifenóis, uma cor alaranjada e textura rugosa, mais densa e encorpada do que os brancos costumam ser.

Calcarius (ao centro) é um dos mais badalados entre os vinhos laranjas

E justamente esses polifenóis são os grandes atores aqui. Essas substâncias são responsáveis por conferir aromas mais intensos e adocicados que variam conforme a casta utilizada para fazer o vinho de um pêssego em calda até especiarias doces como canela.

Na boca, o vinho laranja é potente e untuoso, o final é longo, mas sempre convidativo para um novo gole.

Muitas vezes esse estilo pode assustar o desavisado consumidor, com a técnica ancestral muitas vezes são utilizados na produção o cacho todo da uva, trazendo algumas substâncias que conferem adstringência ao vinho.

Não se assuste, passe o vinho por toda a boca e deixe a acidez fazer seu trabalho, limpando o palato e trazendo a refrescância típica do estilo.

E se a Geórgia foi o berço dos vinhos laranjas, hoje a técnica já se espalhou mundo afora, Alemanha, Itália, Chile, e Brasil são exemplos de países que produzem este estilo de vinho.

» Com tecnologia disponível, porque ainda pisamos em uvas para produzir vinhos?

» Como o sommelier surgiu no mundo do vinho?

» Vinho de talha: os segredos do português que dorme em ânforas de barro – até hoje!

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas