Denominação Rioja conta agora com mais de 100 vinhedos com a nova classificação
por Redação
Há pouco tempo, a DOCa Rioja, na Espanha, criou uma nova categorização para seus vinhos, além do tradicional Crianza, Reserva e Gran Reserva, que se relacionam com o tempo de estágio do vinho em barrica e garrafa. Desde o ano passado, o órgão regulador lançou os chamados “Viñedos Singulares”, que seriam parcelas identificadas como as mais especiais dentro da região.
Em agosto, o Ministério da Agriculturareconheceu 20 novos vinhedos identificados como “Singulares” no âmbito da Denominação de Origem Qualificada Rioja. Os principais requisitos para um vinho ser considerado dessa forma são: que seja um vinhedo limitado com idade mínima de 35 anos, que a vindima seja manual e que todas as uvas venham exclusivamente da vinha delimitada. Será também necessário que o vinho tenha uma avaliação “excelente” na análise organoléptica do Conselho Regulador antes de entrar no mercado.
No ano passado, o Ministério já havia divulgado uma extensa lista com os primeiros vinhedos ditos Singulares e, agora, com os 20 novos, já se somam mais de 100 com essa classificação.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
Primitivo e Zinfandel: duas uvas ou uma só? Descubra a resposta
Empresa britânica está contratando degustador de vinhos para três dias de vinhos em Portugal
Universidade de Oxford usou taça feita de crânio até 2015
Rioja pode ser visitada por rota de vinho marítima
Frases inspiradoras para quem não imagina a vida sem vinho