Denominação Rioja conta agora com mais de 100 vinhedos com a nova classificação
por Redação
Há pouco tempo, a DOCa Rioja, na Espanha, criou uma nova categorização para seus vinhos, além do tradicional Crianza, Reserva e Gran Reserva, que se relacionam com o tempo de estágio do vinho em barrica e garrafa. Desde o ano passado, o órgão regulador lançou os chamados “Viñedos Singulares”, que seriam parcelas identificadas como as mais especiais dentro da região.
Em agosto, o Ministério da Agriculturareconheceu 20 novos vinhedos identificados como “Singulares” no âmbito da Denominação de Origem Qualificada Rioja. Os principais requisitos para um vinho ser considerado dessa forma são: que seja um vinhedo limitado com idade mínima de 35 anos, que a vindima seja manual e que todas as uvas venham exclusivamente da vinha delimitada. Será também necessário que o vinho tenha uma avaliação “excelente” na análise organoléptica do Conselho Regulador antes de entrar no mercado.
No ano passado, o Ministério já havia divulgado uma extensa lista com os primeiros vinhedos ditos Singulares e, agora, com os 20 novos, já se somam mais de 100 com essa classificação.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho