Safra 2013 supera expectativas na Califórnia

Produtores dizem que a colheita será do mesmo tamanho que no ano passado e a única preocupação é ter tanques suficientes para atender a oferta de uvas

por Redação

Colheita no Napa

Colheita deve atingir 4 milhões de toneladas

A safra está chegando no fim na Califórnia, Estados Unidos, e os produtores estão animados, já que, segundo eles, ela será tão boa quanto 2012. Alguns, contudo, se preocupam em ter capacidade de armazenamento nos tanques, pois a colheita foi grande, com cerca de 4 milhões de toneladas, o mesmo número do ano passado.

Altos rendimentos foram relatados em todo o estado norte-americano, com exceção de Central Coast, que teve de 10% a 15% menos uvas do que em 2012. No entanto, com a boa qualidade em diversas áreas, a safra 2013 pode ajudar a recuperar os danos causados pela difícil safra 2011 e representar mais vinho no mercado exportador.

A grande preocupação deste ano, porém, é a capacidade de lidar com a oferta de uvas. “Todos estão encorajando produtores a plantarem mais uvas para atender a demanda, mas há uma necessidade de mais tanques de reserva. As vinícolas precisam investir em tanques de maior capacidade”, aponta Nat DiBuduo, presidente da união dos produtores do estado. A associação Napa Valley Vintners afirmou ainda que a safra excedeu as expectativas.

Vale lembrar que essa foi uma das colheitas mais precoces dos últimos anos, com uvas sendo colhidas em 1o de agosto. “Foi uma temporada de colheita condensada, com muitas variedades maturando ao mesmo tempo. A qualidade da fruta e dos sabores é excelente”, aponta Brad Petersen, presidente da associação de produtores de Sonoma.

palavras chave

Notícias relacionadas