As safras de vinho na Espanha e na Itália terão quedas de dois dígitos em 2023, as menores em seis anos
por Redação
A produção das safras na Espanha e Itália em 2023 será a menor em seis anos, segundo previsões oficiais e grupos do setor, por conta de condições climáticas severas.
O cenário adverso provocou a dizimação das colheitas de uva. A estimativa da produção de vinho na Itália é de uma queda de 12%, para quase 44 milhões de hectolitros, enquanto na Espanha, a queda será mais acentuada, de 20%, para cerca de 33 milhões de hectolitros.
Enquanto os vinicultores italianos sofreram com um início de temporada extremamente chuvoso, o que causou um surto de míldio, os espanhóis sofreram com o calor e com a seca, que prejudicou as primeiras variedades de uva, incluindo Tempranillo em particular.
Estes contratempos podem reduzir a safra de vinho nos países da União Europeia em 13 milhões de hectolitros este ano, de acordo com a Cooperativas. Com uma queda de produção no hemisfério sul de cerca de 7 milhões de hectolitros e destilação de crise em alguns países europeus, há a possibilidade de uma recuperação dos preços, disse o grupo.