Degustação

Taylor’s lança versão comemorativa do vinho Porto Tawny

Edição especial reproduz a primeira garrafa do vinho

por Guilherme Veloso

No ano passado, para celebrar os 325 anos de seu primeiro carregamento para a Inglaterra, a Taylor’s, um dos mais tradicionais produtores de Vinho do Porto, lançou uma edição especial de Porto do estilo Tawny. Mais do que o vinho em si, o que chamou a atenção foi a garrafa, reprodução da primeira ainda existente no museu da empresa, em Vila Nova de Gaia. O sucesso do lançamento, inclusive no Brasil, foi tamanho, que a empresa decidiu replicá-lo. Todo ano, ela selecionará uma antiga garrafa de seu acervo para colocar no mercado uma edição limitada de Porto Tawny.

A deste ano, que chegou ao Brasil neste mês, reproduz uma garrafa histórica inglesa, muito utilizada entre 1715 e 1740. Ela se destaca tanto pelo formato, comparado ao de uma “castanha achatada”, como por sua maior capacidade (1 litro). No início do século XVIII, as garrafas eram sopradas à mão e tinham forma arredondada, com base mais larga e pouca altura, para garantir a estabilidade.

O Tawny contido nessa edição limitada é uma seleção especial de lotes de diferentes idades, provenientes das extensas reservas que envelhecem nas centenárias caves da Taylor’s em Gaia. E vem numa bela embalagem de madeira, em cujas laterais se encontram informações sobre o vinho e sobre a empresa, o que o torna também uma opção de presente original e de muito bom gosto. O Reserve Tawny Port será vendido pela Qualimpor, importadora da Taylor’s, mas o preço ainda não foi determinado, em razão das oscilações do câmbio.

[Colocar Alt]

AD 91 pontos

TAYLOR’S RESERVE TAWNY PORT

Taylor’s, Douro, Porto (Qualimpor, preço a ser determinado). Edição limitada de uma seleção de Tawnies de diferentes idades (média em torno de oito anos), em imponente garrafa de 1 litro que reproduz exemplar do século XVIII. É um Tawny relativamente jovem, o que explica os tons alaranjados não muito intensos e a presença de aromas frutados, que se somam às notas típicas de ameixas pretas, figos, uva passa e canela, aportadas pelo estágio em barricas. Na boca, mostra perfeito equilíbrio entre acidez/frescor e o dulçor característico desse tipo de vinho, com taninos já bem integrados e leve ponta de álcool ao final, que é vivo e intenso. Álcool 20%. GV

palavras chave

Notícias relacionadas