Esportivo segue tendência mundial e atualiza sua identidade visual, ligando futebol e vinho
por André De Fraia
O Esportivo de Bento Gonçalves, clube que disputa a Série A2 do campeonato Gaúcho, apresentou sua nova identidade visual ligada ao principal produto da cidade, o vinho.
“A atualização da identidade visual é apenas o ponto de partida para um trabalho que visa reconectar clube, comunidade e torcida. Tem o intuito de rejuvenescer a marca, torná-la atrativa ao público jovem da cidade e ao enorme número de turistas que a cidade recebe a cada ano. A ligação entre o Esportivo e o vinho é mais do que natural, pois são duas bandeiras que orgulham muito a cidade e nós apenas estamos conectando elas”, conta Rafael Forace, diretor de marketing do clube ao portal GE.
O clube já contava com uma forte ligação com a bebida em seu estádio, o Montanha dos Vinhedos, e em seus patrocinadores principais como a Cooperativa Aurora, uma das maiores vinícolas do Rio Grande do Sul, e a Fenavinho, a Festa Nacional do Vinho, que ocorre anualmente na cidade de Bento Gonçalves desde 1967 e trabalha na promoção dos vinhos, espumantes e suco de uva da Serra Gaúcha.
A conexão com a bebida estará agora presente até no escudo do clube que ganhou a forma de uma taça de vinho. O Esportivo anunciou também o lançamento de espumantes e vinhos com a sua marca. No passado o clube já havia tentado essa aproximação mais forte com a bebida com a proposta de uma mascote ligada a Baco, o deus romano do vinho, porém, em uma votação, a Zebra, atual mascote do clube, acabou vencendo.
“A repercussão tem sido excelente”, conta Forace. “Os feedbacks, tanto no evento de lançamento quanto nas redes sociais, são em sua esmagadora maioria positivos. Vimos inclusive alguns torcedores de outros clubes pedindo que seus clubes também façam uma atualização dessas”, finaliza o diretor de marketing.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui