MundoVino

Vinhos da Mas d'en Gil no topo!

Dois vinhos da Mas d’en Gil foram classificados como Vins de Finca, o principal status do conselho regulador Priorato


A Mas d’en Gil, do Priorato anunciou que dois de seus vinhos foram classificados como “Vins de Finca”, o status mais alto, equivalente a um single vineyard com denominação própria, pelo conselho regulador do Priorat DOQ e INCAVI (Instituto Catalão de Vinhas e Vinhos). Os vinhos Coma Blanca e Clos Fontà irão se juntar aos Clos Mogador e Vall Llach, que já são reconhecidos na região.

Coma Blanca é produzido usando uvas de dois vinhedos de Garnacha Blanca e dois de Macabeo (Viura), plantados entre 1941 e 1945. O vinho passa seis meses em barris de 500 litros antes de ser envelhecido em garrafa por 18 meses antes lançamento. Já o Clos Fontà é feito a partir de uvas de dois vinhedos de vinhas velhas de Garnacha e Carignan, plantadas entre 1931 e 1970. Ele passa 14 meses envelhecendo em barris de 1.500 litros e 225 litros e é envelhecido em garrafa por três anos antes do lançamento.

Para o “Vi de Finca”, os rendimentos máximos permitidos são 15% mais baixos do que para os vinhos da denominação regional e também devem ter alcançado e mantido um padrão de qualidade confirmado por, no mínimo, 10 anos.

Mas d’en Gil fica em Bellmunt del Priorat e foi fundada em 1867 pelo enólogo e empresário Francesc Gil. Em 1931, a família Barril assumiu a vinícola e mudou a marca para Masia Barrill. Em 1998, a propriedade foi adquirida pela família Rovira Carbonell, que restaurou o nome original.

Da redação

Publicado em 18 de Dezembro de 2018 às 17:00


Notícias Mas d'en Gil Priorato Vins de Finca Coma Blanca Clos Fontà

Artigo publicado nesta revista

CROFT 430 ANOS

Revista ADEGA 156 · Outubro/2018 · CROFT 430 ANOS

VERTICAL COM SAFRAS HISTÓRICAS