Beaujolais Nouveau

4 curiosidades sobre o Beaujolais Nouveau

O Dia de Beaujolais é celebrado anualmente na terceita quinta-feira do mês


O Beaujolais Nouveau já virou título de novela e de filme

O mês de novembro para os franceses é marcado pela celebração do Beaujolais Nouveau. Nesta época, todos ficam a espera pelo vinho. Neste ano, o dia  Dia de Beaujolais acontece nesta quinta-feira (21/11). Separamos algumas curiosidades sobre o evento. Confira!

Leia mais:

A história da festa do Beaujolais Nouveau

Vinho francês: como ler os rótulos do país

As quatro uvas esquecidas de Champagne

1. Com a proximidade do Dia de Beaujolais com o Dia de Ação de Graças, o vinho se tornou a bebida oficial do feriado americano.

2. Há uma novela com o título “Le Beaujolais Nouveau est arrivé”, escrita por René Fallet em 1975. Nela, o vendedor de um pequeno café, apaixonado pelos vinhos Beaujolais Nouveau, se vê obrigado a procurar um vendedor de última hora quando o caminhão com seus vinhos se acidenta antes de chegar. Em 1978, ela virou um filme de mesmo título.

3. Além de dar origem a um conto e um filme, o vinho também emprestou seu nome a uma canção. “Beaujolais Day” (Dia de Beaujolais) foi escrita pelo cantor e compositor Derek William Dick (Fish) em seu último álbum antes de deixar a banda Marillion.

4. O sucesso comercial do Beaujolais Nouveau levou ao lançamento de outros vinhos “primeur” em outras partes da França, como na AOC de Gaillac. Esses vinhos, assim como o Beaujolais, também só começam a ser vendidos na terceira quinta-feira de novembro. A prática deu tão certo que se estendeu a outros países europeus, como a Itália e a Espanha.

Veja também:

Vinhos franceses avaliados pela ADEGA

Vinho é o grande segredo da saúde na França

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Carolina Almeida

Publicado em 20 de Novembro de 2019 às 16:00


Notícias Beaujolais Nouveau festas do vinho vinho francês