Vinhos clássicos dignos desta harmonização tão especial – para coelhinho nenhum botar defeito nem nos vinhos nem no chocolate
por André De Fraia
Polêmica e desafiadora. É assim que se costuma iniciar uma história sobre a junção de vinho e chocolate. Porém, de tão estudada e experimentada, hoje especialistas já têm o caminho das pedras para fazer essa harmonização funcionar sem maiores problemas.
Afinal, duas iguarias milenares, porém com histórias que por muitos anos ficaram separadas por um Atlântico, tinham que se encontrar e formar um casal digno de romance. E assim foi!
Nos últimos anos, aliás, combinações que jamais imaginávamos começaram a acontecer e funcionar! Malbec, Garnacha, Zinfandel e até cortes de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc entraram na dança e fizeram pares interessantes com chocolates.
Mas como diz o ditado, para uma harmonização funcionar tem que experimentar, então saque o seu ovo de páscoa e mergulhe nessas cinco dicas de vinhos clássicos para harmonizar com chocolates que farão uma festa na sua boca.
Importante: as harmonizações funcionam melhor com ovos de chocolate mais puro, com graduações mais parrudas de cacau.
Uma mistura intensa que reúne as 7 melhores variedades de cada safra: Carménère, Carignan, Merlot, Mourvèdre e País do Valle del Maule; um toque de Pinot Noir do Valle de Casablanca e uma boa dose de Cabernet Sauvignon do Valle del Maipo. Estruturado e suculento, tem acidez pronunciada, taninos firmes e de boa textura e final cheio e persistente, com notas de chocolate amargo e de cassis. Ótimo vinho da região do Maule, em um estilo de maior madurez e untuosidade.
Um clássico. Cativante e gostoso de beber, mostra notas de violteas e de especiarias doces, que envolvem toda sua fruta vermelha e negra. Tem taninos firmes e pulsante acidez, que conferem fluidez e profundiade ao vinho.
Advindo de soleras de 18 anos, é fresco, amplo e complexo. Mostra um perfil de frutos secos, lembrando ameixas e amêndoas, seguidos de notas tostadas, de café e de tabaco. Sua vibrante acidez e textura firme e cremosa se mostram ideal para acaompanhar chocolates com alta porcentagem de cacau.
"Governo all uso Toscano” é um método similar ao ripasso do Veneto e consiste em uma fermentação secundária do vinho, obtida pela adição de uvas levemente passas. O método confere mais corpo a esse blend de 70% Sangiovese, 20% Merlot, 5% Cabernet Sauvignon e 5% Syrah, que ainda conta com estágio de 5 meses em barricas de carvalho francês. Redondo e sedutor, esbanja cerejas e ameixas equilibradas por taninos macios e de boa textura e acidez refrescante.