Revista ADEGA
Busca

Fim de uma era

Aubert de Villaine passa o bastão em Romanée-Conti

Aos 83 anos, o homem por detrás de alguns dos mais especiais vinhos do mundo anuncia a sua aposentadoria


Aubert de Villaine se aposenta do Domaine aos 83 anos
Aubert de Villaine se aposenta do Domaine aos 83 anos

Mais de cinco décadas de vida dedicadas ao trabalho nos vinhedos, na adega, nos negócios familiares do vinho.

Dito assim parece simples e merecido o descanso do enólogo e economista de 83 anos. Não fosse pelo fato de que os "negócios familiares do vinho" tem o nome de um dos maiores objetos de sonho de todo enófilo: Domaine de la Romanée-Conti, aquele "pequeno" quarteirão na Borgonha que produz alguns dos mais raros e caros vinhos do mundo.

Aubert de Villaine é sócio do Domaine e foi enólogo e diretor-gerente da empresa por mais de 50 anos.

"Tenho a impressão de que a notícia de minha aposentadoria se espalhou muito além do que eu esperava e muito acima do que ela merece", declarou Villaine com modéstia a um site de vinhos francês. Ele afirmou, ainda, que não haverá qualquer alteração nas equipes, nas práticas ou na filosofia da vinícola com a sua saída. O cargo dele será ocupado por seu sobrinho, Bertrand de Villaine, que trabalhou junto dele no Domaine nos últimos 14 anos. O outro diretor-gerente, Perrine Fenal, representa a outra família que possui metade da Sociedade Civil do Domaine de la Romanée-Conti. Aubert de Villaine passará a ocupar um cargo no Conselho de Anciãos da empresa.

O Domaine de la Romanée-Conti é proprietário de 44,21 hectares de vinhedos orgânicos nas apelações mais famosas de Vosne-Romanée, na Cóte D'Or na Borgonha. As propriedades são divididas em: 2,28 hectares em Corton, 0,67 hectare de Montrachet, 3,51 hectares de Richebourg, 5,28 hectares de Romanée Saint-Vivant, 4,67 hectares de Echézeaux, 3,52 hectares de Grands Echézeaux, 6,06 hectares em La Tâche e 1,81 hectare de Romanée-Conti.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 29/03/2022, às 07h00 - Atualizado às 08h00


Mais Mundovino