Pesquisa desvenda se a combinação de cerveja e vinho pode ser a solução para uma ressaca menos intensa
por Redação
Há quem acredite que beber cerveja antes de beber vinho ajuda a diminuir possíveis efeitos de uma ressaca. Pois é... Enfim, uma pesquisa, portanto, resolveu mostrar que não importa em que ordem você bebe, você ainda vai ter ressaca se beber muito.
A teoria da “cerveja antes do vinho” foi descartada por cientistas da Universidade Witten/Herdecke, na Alemanha, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Em seu estudo, a equipe recrutou 90 voluntários, com idades entre 19 e 40 anos, e dividiu em três grupos.
LEIA TAMBÉM: Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube
O primeiro grupo consumiu cerca de dois litros e meio de cerveja, seguido de quatro grandes taças de vinho. O segundo grupo consumiu as mesmas quantidades, mas em ordem inversa. O terceiro grupo (controle) consumiu apenas cerveja ou apenas vinho.
Uma semana depois, os participantes dos grupos de estudo 1 e 2 inverteram a ordem das bebidas. Já os do grupo de controle que beberam apenas cerveja na primeira vez receberam apenas vinho no segundo dia de estudo (e vice-versa). Dessa forma, os grupos não foram apenas comparados entre si, mas cada participante também fez seu próprio controle.
Os participantes foram questionados sobre o seu bem-estar em intervalos regulares e foram solicitados a avaliar o nível percebido de embriaguez numa escala entre 0 e 10 no final de cada dia. Antes de ir para a cama, todos os participantes receberam uma quantidade individualizada de água potável refrigerada adaptada ao seu peso corporal e foram mantidos sob supervisão médica durante a noite.
No dia seguinte, os participantes foram questionados sobre sua ressaca e receberam uma pontuação de 0-56 (chamada Escala de Ressaca Aguda) baseada em fatores como sede, fadiga, dor de cabeça, tontura, náusea, dor de estômago, aumento da frequência cardíaca e perda de apetite.
Os pesquisadores descobriram que nenhum dos três grupos tinha uma pontuação de ressaca significativamente diferente, embora as mulheres tendessem a ter ressaca um pouco pior que os homens.
“Não encontramos nenhuma evidência de que beber cerveja antes do vinho dá uma ressaca mais branda”, finalizou Jöran Köchling, da Universidade Witten/Herdecke.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho
Curso de vinhos para iniciantes, no RJ
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera