ADEGA indica

Best buy: Coronas Tempranillo 2017 é gastronômico com muita fruta fresca

por André De Fraia

Diz o nosso editor de vinhos, Eduardo Milan: “Quando tradição e modernidade andam juntos, num tinto que existe desde o início do século 20. O Coronas Tempranillo 2017 é gastronômico e austero, mas também com muita fruta fresca. Difícil vai ser ficar só na primeira taça”.

O vinho é produzido pela Torres uma vinícola espanhola com mais de 150 anos de história e que está na quinta geração de produtores. Leia mais sobre ele aqui:

Coronas Tempranillo 2017

Vinícola Torres nasceu de uma inusitada aposta em... petróleo!

A origem da empresa é a pequena Vilafranca del Penedès, na Catalunha, mas a história da vinícola passa por Cuba e petróleo.

Na década de 1850, antes de completar 16 anos, Jaime Torres Vendrell decidiu que seu destino não estava em terras catalãs.

Convenceu o capitão de um navio a deixá-lo embarcar e logo depois estava aportando em Havana, Cuba, onde conseguiu emprego com um comerciante catalão.

Dormia no balcão da loja para economizar com aluguel e conseguiu juntar uma quantia razoável, que decidiu investir em petróleo, produto que, segundo as publicações que lia na época, mudaria o mundo.

Assim, pegou 500 pesos e enviou para uma empresa norte-americana para comprar petróleo e distribuir na ilha. Com essa aposta ousada, porém certeira, em menos de cinco anos, Jaime fez fortuna.

Perspicaz, antecipou-se ao estouro da bolha do petróleo, liquidou a empresa e voltou para a Espanha em 1870. 

Nascia ali o embrião do que seria a vinícola Familia Torres, primeiro como uma exportadora de vinho e depois como o grande produtor.

Hoje, a Torres está presente em diversos grandes terroirs espanhóis e mundo afora, como seu braço chileno, a Miguel Torres que foi a primeira empresa estrangeira a se estabelecer no país andino e a Marimar Estate na Califórnia. 

» Em pé ou deitada: existe uma posição correta para guardar as garrafas de vinho?

» Sim, é possível envelhecer vinhos com tampa de rosca

» Qual é a taça que devo escolher? Há um modelo para cada tipo de vinho

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas