Escola do vinho

Chenin Blanc: você precisa saber mais sobre a uva das festas nos castelos do Vale do Loire, na França

Se Pouilly-Fumé e Sancerre são duas potências de Sauvignon Blanc do Vale do Loire, Vouvray é a denominação clássica da Chenin Blanc

por André De Fraia

Região do Vale do Loire é famosa por seus castelos e por seus vinhos

A casta também é conhecida como Le Pineau de la Loire. E teria sido desenvolvida em Vouvray por São Martinho de Tours no século 4! O santo é até hoje festejado na região como o padroeiro dos produtores de vinho.

A Chenin Blanc é a única casta permitida em Vouvray e apesar de ser liberado a produção de vinhos doces e espumantes, o grande destaque da região é o branco seco. Suas principais características são o frescor, fluidez e notas florais acompanhados de ervas frescas tanto no nariz quanto na boca.

Exatamente por isso, além de acompanhar os bailes dados pela nobreza francesa, o vinho de Vouvray é famoso por harmonizar com grandes queijos. E se tem algo que a região de Loire tem mais do que castelos é queijo. Valençay, Morbier, Comté, Appenzeller, Chabichou, Crottin, Pouligny e Sainte-Maure de Touraine não são apenas nomes complicados para nós brasileiros, mas também exemplos dos mais diversos queijos produzidos por lá.

Com sua marcante leveza e boa acidez o vinho de Chenin Blanc conversa bem com diferentes tipos de queijos, desde os mais frescos até os mais salgados, passando pelos mais pungentes como os feitos com leite de cabra.

Por isso quando pensar nesse local que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, lembre-se que o Vale do Loire é mais do que belos castelos como Château de Chambord e Château de Villandry. Ele guarda outros locais mágicos como Vouvray e sua Chenin Blanc.

» Confira 21 regiões famosas por seus brancos espetaculares

» Um passeio pelos mais de 200 km da maior adega do mundo

» Em pé ou deitada: existe uma posição correta para guardar as garrafas de vinho?

Quer conhecer mais sobre os vinhos de Vouvray? Clique aqui e veja os melhores já degustados pela ADEGA. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas