Mundovino

Clos des Mouches, borgonha mítico do Julgamento de Paris faz 100 anos com Domaine Joseph Drouhin

Vinhedo Premier Cru em Beaune na Borgonha foi comprado na primeira expansão do Domaine Joseph Drouhin em 1921

por André De Fraia

Clos des Mouches, um dos lendários vinhedos da Domaine Joseph Drouhin

Um dos vinhedos mais míticos do Domaine Joseph Drouhin, o Clos des Mouches em Beaune, no coração da Borgonha, completa 100 anos em poder da vinícola.

» Ator de Game of Thrones vira embaixador global da Casillero del Diablo

O Domaine, que permanece uma empresa familiar até hoje, nasceu no final do século 19 quando Joseph Drouhin, então com 22 anos, comprou seus primeiros vinhedos na Borgonha.

Foi seu filho Maurice, no entanto, o grande responsável pelo tamanho da vinícola e presença em todas as regiões da Borgonha. Uma de suas primeiras aquisições foi o Clos de Mouches em 1921.

O vinhedo, que produz vinhos tintos e brancos, possui pouco mais de 6 hectares com vinhas com idade média de 40 anos e ficou famoso por ser um dos Chardonnay escolhidos para participar do histórico Julgamento de Paris.

O Clos des Mouches é considerado um dos melhores Premier Cru

E apesar de ser um Premier Cru, segunda maior apelação da região atrás dos Grand Cru, foi o melhor vinho branco francês da competição.

O vinhedo, orgânico desde 1990, também sofreu com as péssimas condições climáticas da França nesse ano e já registra que a sua safra 2021 deve ser menor que o normal.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas