Escola do vinho

Fermentação em ânforas de argila, uma volta ao passado

Estudos indicam que a ânfora foi o primeiro recipiente utilizado na vinificação

por Redação

Ânforas de argila sendo usadas para fermentação de vinho

Acredita-se que história da vinicultura remonte a 6 mil anos antes de Cristo, com seus primeiros resquícios encontrados na Armênia. Dentre esses restos arqueológicos estão pequenas ânforas e prensas de barro para uvas.

LEIA MAIS

» A terapia do Quinado, quando vinho era remédio para malária

» Tanino: o que é esse componente do vinho?

As ânforas de argila foram os primeiros recipientes usados para fermentação. Os vinicultores ancestrais perceberam que, se deixassem o mosto de uvas em algum lugar, ele fermentava sozinho. Notaram também que, quanto menos contato com o ar, mais lentamente esse vinho estragava. 

Para finalizar, descobriram ainda que, soterradas, essas ânforas controlavam melhor a temperatura, evitando que a fermentação fosse além do ponto necessário e transformasse o vinho em vinagre. 

Por que se usa?

A fermentação em ânforas voltou à tona recentemente, usada por enólogos que buscam produzir o vinho de maneira ancestral. Acredita-se que, com as ânforas, têm-se a fermentação mais natural (o melhor termo talvez seja não-intervencionista) possível.

Diversas vinícolas estão optando por ânforas de argila no lugar das barricas de madeira

Geralmente, coloca-se o mosto e deixa que ele fermente sozinho. Os defensores dizem que, entre os benefícios, estáumamicro-oxidação suave, devido à natureza porosa do material, como na barrica de carvalho, mas sem a interferência de sabor da madeira.

Desvantagens

A capacidade de produção em ânfora, obviamente, é bastante limitadae evitar a oxidação em excesso pode ser um desafio em algumas circunstâncias.

A higienização, em alguns casos, também pode ser mais difícil e o controle de temperatura tende a ser limitado.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas