Galicia toma medidas drásticas contra estoques excedentes de vinho tinto na DO Ribeira Sacra
por Redação
A DO Ribeira Sacra, uma das regiões mais tradicionais na produção de vinhos tintos na Galícia, Espanha, está prestes a implementar uma medida extraordinária, a destilação de crise.
A intenção é permitir que o vinho excedente seja destinado para a destilação de álcool industrial, mantendo um equilíbrio na oferta e demanda, além de atender as necessidades da indústria. A medida chega em um momento crucial para os pequenos produtores locais, que enfrentam uma grave crise econômica.
Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube
No dia 1º de setembro, a Junta da Galicia deu luz verde à destilação de crise na DO Ribeira Sacra, após um pedido do conselho regulador local. Esta será a primeira vez que a medida será implementada em uma região vinícola da Galícia, sinalizando a gravidade da situação. O objetivo é reduzir o excesso de vinho que, sem compradores, ameaça o sustento de centenas de produtores.
LEIA TAMBÉM: Borgonha vai leiloar as placas de Denominação de Origem
As vinícolas que optarem por participar dessa iniciativa receberão financiamento do Ministério da Agricultura da Galícia. No entanto, a ajuda só será disponibilizada após a ratificação da medida pelo governo central espanhol e pela União Europeia.
+lidas
Especialistas debateram os efeitos do Imposto Seletivo durante a ProWine
Lançamento mundial do Pêra-Manca Tinto 2018 ocorreu em São Paulo
Enoturismo e vinhos de inverno ajudam a fortalecer setor em SP
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?