Notícia

Garrafas de vinho Bordeaux vão para estação espacial

por Arnaldo Grizzo

Com um vinho envelhece no espaço? Pois no dia 2 de novembro a nave espacial Cygnus decolou de uma plataforma de lançamento da NASA na Virgínia com 12 garrafas de vinho de Bordeaux. Elas ficarão na Estação Espacial Internacional para que os pesquisadores possam ver como condições extremas afetam o envelhecimento.

Os cientistas esperam estudar como a radiação no espaço afeta o processo. O estudo faz parte de um projeto que envolve várias universidades, incluindo o instituto de vinhos da Universidade de Bordeaux, e é liderado por uma empresa chamada Space Cargo Unlimited.

Os vinhos de Bordeaux serão armazenados a 18ºC por um ano antes de retornarem à Terra, quando serão então comparados com uma amostra de controle mantida na mesma temperatura. Os rótulos embarcados não foram revelados.

De acordo com a NASA, os vinhos serão armazenados em um “Sistema Microbiológico Complexo” - ou CommuBioS. Os cientistas querem ver como a radiação e a microgravidade afetavam os componentes, como polifenóis, cristais e taninos. Isso poderia oferecer pistas sobre como melhorar o armazenamento de longo prazo de alimentos e bebidas no espaço e também como o setor agrícola na Terra pode se adaptar às mudanças climáticas.

Esta não é a primeira vez que um vinho é enviado ao espaço. O Château Lynch-Bages teve sua safra de 1975 lançada a bordo do ônibus espacial NASA, em 1985, e a garrafa só retornou à Terra em 2015.

palavras chave

Notícias relacionadas