Incêndio no Chile

Incêndio destrói local da festa da vindima em Marchigüe no Chile

Total destruição por um incêndio no segundo dia da festa da vindima em Marchigüe no Chile

Pelo menos 110 expositores foram afetados em incêndio durante a Festa da Vindima
Pelo menos 110 expositores foram afetados em incêndio durante a Festa da Vindima

por Silvia Mascella

Este era para se o ano com mais festas da vindima, recém começada, por todo o Chile. Mas um incêndio de grandes proporções no último sábado à tarde, encerrou a celebração que iria durar 3 dias na cidade de Marchigüe, no vale de Colchagua, no Chile.

Os bombeiros que atenderam a emergência acreditam que o fogo começou depois da explosão de um botijão de gás numa das cozinhas dentro de um estande na área de gastronomia. No entanto, a polícia local já deteve uma mulher, suspeita de haver iniciado o incêndio propositalmente. Segundo testemunhas, em cinco minutos todo o local de realização do evento estava em chamas.

LEIA TAMBÉM: Região que produz Cava na Espanha corre o risco de perder vinhedos

Felizmente não houve vítimas fatais e nem feridos com gravidade, uma vez que as pessoas que já estavam no local conseguiram se afastar rapidamente do incêndio. A Fiesta de la Vendimia tinha começado no dia anterior, 8 de março, e duraria até o domingo, dia 10, com  shows, danças típicas, arena gastronômica, serviço e venda de vinhos de pequenas e médias vinícolas e artesanato.

A contenção das chamas da explosão foi difícil pois a área do evento estava decorada com fardos de palha, utilizados para acomodar os visitantes, além do solo coberto com serragem e várias tendas de cobertura plástica.

LEIA TAMBÉM: Vinhedos arrancados na Austrália

No próprio domingo, agentes da prefeitura de Marchigüe, junto do prefeito Cristián Salinas, estavam trabalhando para cadastrar os expositores afetados pelo incêndio. O objetivo da prefeitura, que esteve em reunião com representantes dos governos estadual e federal é obter um fundo de emergência para compensar as perdas dos expositores, que já somavam 110.

Em comunicado oficial, a prefeitura disse que já está analisando a realização de um evento solidário, que contará com artistas e empreendedores da região - que se ofereceram para ajudar - e que trabalha para que, ainda nesta semana, haja o reembolso dos valores pagos pelos expositores do evento.

palavras chave

Notícias relacionadas