ADEGA indica

Massa polar? 10 vinhos encorpados para aquecer os dias frios

Eduardo Millan, editor de vinhos de ADEGA, dá uma pequena volta o mundo com grandes sugestões

por André De Fraia

Para enfrentar a massa polar, um vinho encorpado

Apesar de todos os estilos – sim, tintos inclusive – terem características que permitem que a bebida seja consumida o ano todo, é no friozinho que o consumo aumenta.

Principalmente deles, os preferidos em território nacional, os tintos.

Estes possuem uma combinação entre álcool, açúcar residual e fenóis – entre eles o tanino – que somados dão corpo e peso ao vinho, trazendo a sensação de calor ao beber.

Mas não só de tintos secos essa lista é feita. Alguns doces - inclusive branco - caem muito bem com esse friozinho.

Para informações detalhadas e, em alguns casos, onde você pode comprar o rótulo, basta clicar no vinho.

Trulli Primitivo di Manduria 2017

Trulli Primitivo di Manduria 2017 - AD 90 pontos - Terra Rossa, Puglia, Itália

Em homenagem aos famosos trulli, símbolos da arquitetura da Puglia, este tinto traz notas de ameixas maduras, de canela e toques de chocolate e baunilha. É sedoso, elegante e fácil de agradar.

Gravas del Maipo Syrah 2017 - AD 93 pontos

Um vinho que homenageia os efeitos geológicos dos Andes, uma verdadeira ode a este terroir especial de vinhos incrivelmente elegantes.

Justino's Madeira 10 Anos Boal - AD 91 pontos

Esse 100% Boal é um fortificado meio-doce branco! São no mínimo 10 anos em barris de carvalho o que confere boa textura, equilíbrio entre frescor e doçura e final longo e profundo mostrando traços de nozes e de figos secos.

Luiz Argenta Cave Merlot Uvas Desidratadas 2017 - AD 92 pontos

Inspirado nos afamados Amarones, esse tinto é elaborado exclusivamente a partir de uvas Merlot desidratadas. Cheio de força, tudo aqui é mostrado na máxima potência, muita acidez, muita fruta, muita madurez, muita estrutura de taninos, mas sempre em equilíbrio, o que confere profundidade e verticalidade a esse tinto carnudo e amplo.

M. Chapoutier Banyuls 2013 - AD 91 pontos

Tinto fortificado doce composto de 90% Grenache e o restante de outras variedades autorizadas na região de Banyuls e não divulgadas pelo produtor. Untuoso e encorpado, tem bom equilíbrio entre acidez e doçura, gostosa textura e final cheio e persistente, com toques de baunilha, de cacau e de coco.

Norton Privado 2017 - 94 pontos Descorchados - Norton, Mendoza, Argentina

Um corte de 40% Malbec, 30% Merlot e 30% Cabernet Sauvignon que faz dele um vinho fluido, carnudo e gostoso, bebe-se incrivelmente fácil, com a virtude de aparentar menos complexidade do que realmente tem.

Quinta do Crasto Vintage Port 2004 - AD 94 pontos

Para esse porto são utilizadas Viinhas Velhas que passam 2 anos em toneis de carvalho de 9 mil litros. Os quase 15 anos de garrafa já mostram sua influência, suavizando os taninos e aportando complexidade aromática e de sabores.

Regente Palo Cortado - AD 94 pontos

A maturação de 15 anos em solera após a escolha das melhores barricas são os pontos diferenciais deste Palo Cortado de surpreendente complexidade.

Torres Celeste Crianza 2017 - AD 92 pontos

Tempranillo cultivado em altitude tornam este vinho um elegante exemplar de Ribeira del Duero.

Zenato Amarone della Valpolicella Classico 2015 - AD 95 pontos

Um dos clássicos da vinicultura do Veneto, o Amarone Classico da Zenato é complexo, potente e intenso, destacando-se por frutas em compota, especiarias, além de toques de chocolate, tabaco e cacau.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas