Mundovino

Museu britânico encontra peças de Salvador Dalí feitas com moldes de taças de Champagne

Peças resgatadas pelo Victoria & Albert Museum foram pintadas de ouro e são de 1938

por Redação

O Victoria & Albert Museum, um dos maiores museus de arte decorativa do mundo, adquiriu um par de abajures adornados com antigos modelos de taças de Champagne pintadas de ouro, projetados por Salvador Dalí, que são descritos como “um dos exemplos mais importantes de iluminação moderna já feitos no Reino Unido”.

Leia também:

O vinho na história da arte

Qual taça ideal para cada tipo de vinho?

A tulipa é a taça ideal para espumantes?

As peças, que foram feitas em 1938, são um dos dois pares feitos, projetados pelo artista espanhol em colaboração com Edward James. O outro par de abajures permanece em propriedade da Edward James Foundation. Eles foram projetados para serem exibidos na Monkton House em West Sussex, um edifício construído para os pais de James em 1902 pelo arquiteto Sir Edwin Lutyens.

Em junho do ano passado, após a venda do par pela Fundação Edward James em 2017, o ministro inglês Michael Ellis colocou uma proibição temporária de exportação dos abajures para tentar encontrar um comprador no Reino Unido. Eles tinham preço inicial de £ 425.000 e quase foram vendidos a um comprador estrangeiro, mas o museu, juntamente com o National Heritage Memorial Fund (NHMF) e o Art Fund, intercederam.

palavras chave

Notícias relacionadas