Com a primeira metade da corrida finalizada, ficam análises muito positivas
por Christian Burgos
Números do primeiro semestre de 2021 são animadores
Os números de janeiro a junho de 2021 mostram que o mercado de vinhos no Brasil continua em ebulição.
E que corrida! Crescimento geral de 38,8% em volume e 44,4% em valor. Essa informação traz algumas análises muito positivas.
Primeiramente, crescimento em valor superior ao volume indica um crescimento quantitativo atrelado a valor médio mais alto. O estudo da Ideal Consulting aponta para um crescimento de 12% em reais no valor médio do vinho no país.
O melhor é que isso não se deu apenas por subida de preços do vinho básico importado, mas muito pelo crescimento da importação de vinhos de maior valor agregado.Os vinhos tranquilos cresceram 40,3% em volume e 46,7% em valor e estamos novamente batendo os recordes históricos de importação.
O ranking de países ficou em:
Numa festa onde todo mundo está crescendo, mais importante do que nunca olhar para o marketshare. E, nesse quesito, entre os 10 primeiros países cresceram Argentina, França, Estados Unidos, África do Sul e Austrália.Esta análise foi feita com base no relatório resumido de janeiro a junho de 2021 da Ideal Consulting em comparação com o mesmo período do ano passado. O relatório detalhado será apresentado em primeira mão na segunda semana de agosto durante o 2º ADEGA IDEAL - Seminário do Mercado de Vinhos.
Números comparativos dos últimos anos
Entretanto os dados do acumulado até maio nos permitem interpretar que o crescimento vem com grande contribuição do que chamamos de importadores tradicionais. No ano passado, notamos que players que mantém alto investimento em estoque de vinhos premium, como Mistral e World Wine, cresceram em vendas sem o mesmo crescimento de importação e, neste ano, eles estão num forte movimento de reposição de estoque. Players com giro mais rápido de estoque como VCT Brasil, Cantu, Wine e Evino continuam num ritmo acelerado. E o crescimento de importação se deu até com players que, apesar de operaram com estoques reduzidos, não compraram e não cresceram em vendas no ano passado. Estes agora foram às compras, refazemseus estoques e se unem ao entusiasmo do mercado.
Tudo indica mais crescimento e competição este ano, e, por isso, um exercício interessante será analisar a curva do marketshare de cada player num horizonte temporal de alguns anos. Tudo isso será discutidoem detalhes com a apresentação dos dados do primeiro semestre durante o ADEGA IDEAL em agosto.
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