Mesmo o míldio deixa marcas, as condições climáticas de agosto foram um alento para as vinhas
por Redação
Bordeaux está se aproximando de sua colheita de 2023, depois de uma temporada de cultivo de montanha-russa. Embora o principal período de floração tenha ocorrido bem, sugerindo potencial para uma grande colheita, os períodos subsequentes de clima quente e chuva trouxeram condições úmidas que permitiram o desenvolvimento do míldio.
Cerca de 90% dos vinhedos de Bordeaux foram afetados pelo míldio. A Merlot foi a variedade mais atingida. Há produtores que calculam uma diminuição em 40% na quantidade da variedade na safra de 2023. As Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Malbec resistiram com mais força ao míldio.
O clima mais favorável em agosto aumentou o otimismo em relação às frutas que sobreviveram, embora a Reuters tenha relatado esta semana que picos de calor em partes da França trouxeram preocupações sobre as condições de trabalho nos vinhedos. Météo France registrou máxima de 42,7 graus Celsius em Orange, no Vale do Rhône.
Anda assim, os viticultores estão otimistas em relação à qualidade desta safra, pois a folhagem está saudável e as condições climáticas de agosto foram favoráveis. A colheita da Merlot está programada para começar por volta de 10 de setembro e Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc no final de setembro e início de outubro.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho
Curso de vinhos para iniciantes, no RJ
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera