Mundovino

Produtores de Vinho do Porto declaram Vintage em duas safras seguidas

Esta foi a primeiva vez que vinhos da empresa Symington Family Estates foram declaradas Vintage consecutivamente


A safra 2016 foi considerada ótima no Douro e a maioria das casas de Vinho do Porto decidiu declarar Vintage. As safras tidas como Vintage costumam “aparecer” de dois a três anos em cada década. No entanto, um fenômeno raro está acontecendo agora, pois muitos produtores estão declarando 2017 também Vintage.

A Symington Family Estates, por exemplo, disse que foi a primeira vez que safras consecutivas foram declaradas na história da empresa. A declaração abrange todos os seus rótulos, que incluem Cockburn, Dow’s, Graham’s e Warre’s.

Veja também:

A origem dos vinhos portugueses

Safra de 2016 foi bastante promissora no Douro

Vinho do Porto Niepoort quebra próprio recorde

“Este foi um marco na história da empresa, e o resultado de dois anos muito diferentes, mas de alta qualidade para o Porto no Douro. Poucas regiões vinícolas do mundo restringem anos-safra com tanta integridade quanto nós no Douro. A decisão de declarar Portos Vintage de dois anos consecutivos não foi tomada levianamente. No entanto, essas duas safras excepcionalmente fortes produziram vinhos de tamanha qualidade que nos sentimos justificados em tomar essa decisão histórica”, disse Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates.

Outras casas como, Fonseca, Croft, Khron, Taylor’s e Quinta do Noval também seguiram o mesmo exemplo. “A safra 2017 é claramente um ano excepcional, que, creio, será lembrado como uma das declarações históricas do Porto Vintage”, disse o diretor da Quinta do Noval, Christian Seely

Da redação

Publicado em 13 de Julho de 2019 às 17:00


Notícias Vinho do Porto Vintage vinhos portugueses Portugal Douro

Artigo publicado nesta revista

Gran Reserva

Revista ADEGA 163 · Maio/2019 · Gran Reserva

Conheça os Grandes Vinhos de Rioja + Seleção com ícones