ADEGA indica

10 vinhos feitos com uvas “desconhecidas” que você tem que provar

Cabernet, Carménère, Merlot e Chardonnay são ótimas, mas já pensou em degustar um Saperavi, Prensal ou Refosco?


 

Saperavi, uma das uvas que você tem que experimentar

São inúmeras castas no mundo – não há um consenso, mas especialistas divergem entre 3 mil e 12 mil! – por que então ficar nas mesmas?

Há ótimas opções no mercado de uvas diferentes e ADEGA  separou algumas delas para que você possa variar nas escolhas:

Alta Mora Guardiola Etna Rosso 2015 - AD 93 pontos

Para começar um vinho que nasceu no mesmo local da uva! A casta Nerello Mascalese assim como o Alta Mora Guardiola nasceram aos pés do vulcão Etna na ilha italiana da Sicília.

Bla Bla Bla 2015 - AD 91 pontos

Outro que vem de uma ilha! Esse da espanhola Mallorca é um 100% Prensal, casta que nasceu ali mesmo nas Ilhas Baleares.

Cambas Mavrodaphne of Patras - AD 90 pontos

Na falta de uma, duas uvas diferentonas, Mavrodaphne e Mavri Corithiaki, que pelos nomes você já deve ter matado, assim como o vinho, elas também são gregas.

Casali Maniago Refosco 2013 - AD 91 pontos

Esse vinho é um 100% Refosco, uva que pertence à uma das famílias mais antigas ainda existentes. É famosa por dar vinhos encorpados e cheio de frutas vermelhas.

Cousu Main Trousseau 2018 - AD 92 pontos

Esse é um tinto - sim, tinto - 100% Trousseau, uva que nasceu ali mesmo na região de Jura na França. Porém foi em Portugal, na região do Douro, é que ela ficou realmente conhecida, por lá, no entanto, ela é chamada de Bastardo.

Dominio de Anza Selección de Parcelas 2017 - AD 93 pontos

Quando pensamos na região espanhola de Bierzo a primeira uva que vem na cabeça é a Mencía - temos - depois a Garnacha - temos! Agora o complemento desse vinho é que é diferente, Sousón! Também conhecida como Sousão e Sezão, ela é uma casta portuguesa muito utilizada no Vinho do Porto. Ela é a responsável pelos toques rústicos e profundos desse vinho.

Juan Matías Torres Negramoll 2013 - AD 92 pontos

Esse vinho é produzido com duas castas com histórias muito interessantes. A Negramoll - muito utilizada na Ilha da Madeira com o nome Negra Mole - pela sua ascendência, ela é um cruzamento natural de Pinot Noir e Grenache. E a Listán Negro pela sua descendência, foi a partir dela que a uva Missão, tambpem conhecida como País e Criolla Chica se dispersou pelas Américas.

Norton Altura White Blend 2018 - AD 91 pontos

Esse é um blend de 50% Sauvignon Blanc - não estamos interessados - 35% Sémillon - legal, mas não agora - e Grüner Veltliner! Essa sim nos interessa! Uva "austríaca" que nasceu muito antes da Áustria em si! Estudos mostram que a Grüner Veltliner data dos tempos romanos!

Ponce Pino 2018 - AD 93 pontos

Esse é um 100% Bobal. Uva que além de gerar piadinhas e trocadilhos, é famosa na região de Utiel-Requena na Espanha por produzir vinhos intensos. É uma das mais antigas da Espanha, sua primeira descrição foi feita no século 15!

» Quer mais dicas? Clique aqui e conheça a seção ADEGA indica

» Ou aqui para conferir os mais bem pontuados rótulos das maiores importadoras do Brasil

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 12 de Agosto de 2021 às 14:38


Adega Indica ADEGA indica Indicação Uvas diferentes Vinhos Bobal Grüner Veltliner Listán Negro Negramoll Sousón Trousseau Refosco Mavrodaphne