Cabernet, Carménère, Merlot e Chardonnay são ótimas, mas já pensou em degustar um Saperavi, Prensal ou Refosco?
por André De Fraia
Saperavi, uma das uvas que você tem que experimentar
São inúmeras castas no mundo – não há um consenso, mas especialistas divergem entre 3 mil e 12 mil! – por que então ficar nas mesmas?
Há ótimas opções no mercado de uvas diferentes e ADEGA separou algumas delas para que você possa variar nas escolhas:
Para começar um vinho que nasceu no mesmo local da uva! A casta Nerello Mascalese assim como o Alta Mora Guardiola nasceram aos pés do vulcão Etna na ilha italiana da Sicília.
Outro que vem de uma ilha! Esse da espanhola Mallorca é um 100% Prensal, casta que nasceu ali mesmo nas Ilhas Baleares.
Na falta de uma, duas uvas diferentonas, Mavrodaphne e Mavri Corithiaki, que pelos nomes você já deve ter matado, assim como o vinho, elas também são gregas.
Esse vinho é um 100% Refosco, uva que pertence à uma das famílias mais antigas ainda existentes. É famosa por dar vinhos encorpados e cheio de frutas vermelhas.
Esse é um tinto - sim, tinto - 100% Trousseau, uva que nasceu ali mesmo na região de Jura na França. Porém foi em Portugal, na região do Douro, é que ela ficou realmente conhecida, por lá, no entanto, ela é chamada de Bastardo.
Quando pensamos na região espanhola de Bierzo a primeira uva que vem na cabeça é a Mencía - temos - depois a Garnacha - temos! Agora o complemento desse vinho é que é diferente, Sousón! Também conhecida como Sousão e Sezão, ela é uma casta portuguesa muito utilizada no Vinho do Porto. Ela é a responsável pelos toques rústicos e profundos desse vinho.
Esse vinho é produzido com duas castas com histórias muito interessantes. A Negramoll - muito utilizada na Ilha da Madeira com o nome Negra Mole - pela sua ascendência, ela é um cruzamento natural de Pinot Noir e Grenache. E a Listán Negro pela sua descendência, foi a partir dela que a uva Missão, tambpem conhecida como País e Criolla Chica se dispersou pelas Américas.
Esse é um blend de 50% Sauvignon Blanc - não estamos interessados - 35% Sémillon - legal, mas não agora - e Grüner Veltliner! Essa sim nos interessa! Uva "austríaca" que nasceu muito antes da Áustria em si! Estudos mostram que a Grüner Veltliner data dos tempos romanos!
Esse é um 100% Bobal. Uva que além de gerar piadinhas e trocadilhos, é famosa na região de Utiel-Requena na Espanha por produzir vinhos intensos. É uma das mais antigas da Espanha, sua primeira descrição foi feita no século 15!
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
Mais do que o melhor: os excelentes vinhos do Duero, na Espanha
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Qual o significado do vinho na Bíblia?
California cria certificado de sustentabilidade para seus vinicultores
Com tecnologia disponível, porque ainda pisamos em uvas para produzir vinhos?