Comité de Champagne estabeleceu o número em 10 mil quilos por hectare
por Redação
No começo de agosto, o Comité Interprofissional do Vinho de Champagne (CIVC) estabeleceu que o máximo rendimento permitido para a safra 2013 será de 10 mil quilos por hectare, com um adendo de 500 kg/ha para as reservas dos produtores.
Esse rendimento significa o equivalente a 305 milhões de garrafas produzidas, cerca de 1% a menos do que foi produzido em 2012. Em entrevista para a revista Decanter, Michel Letter, do comité de estatísticas do CIVC, diz que o acordo em torno do rendimento "foi facilmente alcançado", mesmo com alguns produtores solicitando um número maior devido aos baixos estoques.
No ano passado, o rendimento máximo permitido foi de 11 mil kg/ha, mas a média final alcançou 9,242kg/ha. Neste ano, espera-se uma safra maior, apesar da onda de frio que assolou a Europa até maio e atrasou a brotação e floração em quase um mês, especialmente em zonas mais frias como Champagne. Dessa forma, "10 mil quilos por hectare é um número razoável", apontou Michel Drappier, de acordo com a previsão de vendas do ano.
+lidas
Vinícola anuncia festa de Réveillon 2025 em Santa Catarina
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera