Mundovino - 166

Rioja define seus primeiros vinhedos singulares

84 parcelas de 50 vinícolas recebem o título na região espanhola

por Redação

Os vinhedos singulares estão localizadas em uma região específica de Rioja

Depois de ter criado uma nova categoria qualitativa, a de “vinhedos singulares”, o conselho regulador da denominação de origem Rioja, apontou as primeiras parcelas (de vinhos da safra 2017) que receberão tal indicação. São 84, sendo que 43 delas de Rioja Alavesa (dez de Laguardia), 31 de Rioja Alta (11 de San Vicente) e dez de Rioja Oriental.

Leia mais:

Vinhos da Espanha

Como ler rótulos da Espanha?

Marqués de Riscal: a estrela de Rioja

Os vinhedos singulares não necessariamente significam que são os melhores vinhos de Rioja, mas que vêm de locais específicos. Na região, 154 hectares são certificados como únicos dos quase 66.000 protegidos pela denominação de origem: “Rioja continua a seguir de acordo com as denominações de maior prestígio no mundo, demonstrando sua orientação ao mercado e sua resposta permanente às preocupações e expectativas de consumidores, profissionais e produtores”, afirmou Fernando Salamero, presidente do conselho.

Após vários anos de discussão sobre as opções para começar a diferenciar produções além do tempo de envelhecimento em barril (até então os vinhos só eram classificados como genéricos, Crianza, Reserva e Gran Reserva), Rioja criou a nova categoria em 2017. Nunca antes em Rioja a qualidade de um vinho havia sido ligada a um vinhedo específico, como tradicionalmente acontece nas denominações mais prestigiadas do mundo.

O Conselho Regulador deve, em breve, ter um comitê de degustação formado por especialistas independentes para avaliar os vinhos quando as vinícolas desejarem lançá-los no mercado. A nota deve ser “excelente”, e, com isso, os vinhos terão uma garantia dupla: qualidade e o fato de as uvas virem do lote a que se referem.

Veja também:

+ Vinhos de Rioja avaliados pela ADEGA

Tempranillo: a uva dos célebres vinhos espanhóis

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas