• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Tempranillo

    Tempranillo: a uva dos célebres vinhos espanhóis

    Nascida na Espanha, a Tempranillo é conhecida por muitos nomes, porém, está na essência do vinho hispânico

    por Carolina Almeida

    Tempranillo é conhecida por diferentes nomes, como Tinta del País, Tinto Fino, Tinta Roriz, Cencibel, Aragonês etc

    Mundialmente falando, quando o assunto é vinho tinto, a esmagadora maioria das pessoas o associa à Cabernet Sauvignon ou à Merlot. Porém, se dermos um zoom no mapa mundi e nos focarmos apenas na Espanha, a figura muda completamente. Lá, quem reina é a Tempranillo, casta originária e plantada em abundância no país.

    Durante muitas décadas, a uva era vista como algo que dizia respeito apenas à Península Ibérica, uma variedade local. Porém, na década de 1990, ela se tornou uma casta de interesse internacional. Críticos comparam o papel da Tempranillo na Espanha com a Cabernet Sauvignon em Bordeaux, em relação aos blends.

    Leia mais:

    + A legislação espanhola do vinho

    + Peter Sisseck e os segredos da Tempranillo

    + Quais pratos harmonizam com Tempranillo?

    Uva espanhola

    Para se ter uma ideia da relevância da Tempranillo na Espanha, basta analisar os números: em Rioja, por exemplo, ela ocupa mais de 60% da área de plantação, porcentagem que vem crescendo ao longo dos anos. No que diz respeito à Espanha de maneira geral, a casta é de longe a mais cultivada, com 20% da área total de vinhedos. Além disso, ela é a uva principal do Vega Sicilia Único, principal vinho da vinícola de mesmo nome, um dos mais celebrados do mundo.

    É justo dizer que a variedade representa a essência dos vinhos tintos espanhóis. É difícil encontrar uma casta que tenha tanta influência e domínio num país como a Tempranillo na Espanha.

    Ela recebe esse nome por sua maturação ser “temprana”, ou seja, acontecer mais cedo do que a maioria. Dependendo das condições de clima, pode ser colhida varias semanas antes que as demais tintas.

    Mesmo em território espanhol, ela nem sempre é chamada de Tempranillo. Em Ribera del Duero pode ser conhecida como Tinto Fino. Em Valdepeñas, Cencibel. Em Toro, Tinta de Toro. Tinto Madrid, Tinto de La Rioja, Tinta del País e outros tantos em outros lugares. Saindo da Espanha, a casta ganha ainda mais nomes. No Douro e no Dão, por exemplo, ela é conhecida como Tinta Roriz e junto a outras, como Touriga Nacional e Touriga Franca, forma o grupo das mais especiais lá cultivadas, sendo uma das cinco uvas principais na elaboração do vinho do Porto. Já no Alentejo, ela é chamada de Aragonês. Saindo da Península Ibérica, ela encontrou boas condições na América do Sul, especialmente na Argentina, e na Austrália, onde foi uma das cepas de maior crescimento no que diz respeito à área de plantio ultimamente.

    Origens da Tempranillo

    Existem muitas teorias para a origem da Tempranillo. Embora alguns acreditem que ela tenha sido levada à Espanha por monges que saíam da Borgonha em direção à Santiago de Compostela, com o intuito de levar suas uvas aos monastérios espanhóis – essa ideia ganhava reforço pela suspeita de que a Tempranillo era parente da Pinot Noir –, o mais provável é que a casta seja nativa da região de Rioja. Segundo estudos genéticos feitos recentemente, foi comprovado que a Pinot e a Tempranillo não têm ligação. De acordo com o Instituto de Ciencias de la Vid y el Vino (ICVV) e do Instituto Madrileño de Investigación y Desarrollo Rural, Agrario y Alimentario (IMIDRA), as castas que deram origem à Tempranillo são Albillo Mayor e Benedicto – a primeira uma variedade branca muito conhecida e cultivada no centro da Península Ibérica e a segunda uma tinta que é cultivada em pouquíssimas regiões.

    Confira também:

    + Enoturismo de Barcelona

    + Degustação de vinhos de Rioja

    + Ribeira del Duero: o lado espanhol do Douro

    A elegância da Tempranillo vem de um clima frio. Mas para os altos níveis de açúcar e a casca grossa, que dá profundidade à cor, é necessário calor. É por isso que, em linhas gerais, os melhores vinhos da casta provêm de uvas cultivadas em zonas de alta insolação e noites frias. Na Espanha, essa dualidade é reconhecida em climas continentais, como em Ribeira del Duero, casa do Vega Sicilia, onde a amplitude térmica pode chegar a 20°C entre dia e noite.

    Além de ser uma uva de fácil adaptação, o que a Tempranillo tem de mais especial é o fato de ela ser constante nos mais diversos terroirs, de ser capaz de originar vinhos de estilos distintos e de poder se mesclar com vários tipos de uva.

    Estilo da Tempranillo

    Ela costuma dar origem a vinhos de boa estrutura e acidez gostosa, com taninos não muito pronunciados, o que facilita a apreciação de quem ainda não está acostumado às bebidas mais adstringentes, e fruta e textura que se sobressaem. Para descrever seus vinhos, muitos dizem que é a mistura da Cabernet Sauvignon com a Pinot Noir, pois ela tem a cor profunda e os sabores potentes da primeira acrescidos das frutas vermelhas mais delicadas como morangos, por exemplo, da segunda. Quando envelhecidos em barris de carvalho, tendem a apresentar tons de tabaco e, principalmente, coco. É uma ótima alternativa para as já manjadas Cabernet e Merlot.

    Harmonização com Tempranillo

    Um Tempranillo jovem sem passagem por barricas (ou com pouco tempo de barrica) pode ir muito bem ao lado de uma pizza calabresa. Aliás, embutidos e linguiças em geral combinam bem com esse estilo de vinho. Cordeiro assado com especiarias também pode casar com ele, assim como queijos de massa mais mole, como Brie.

    Veja também:

    + Os vinhos da Espanha

    + Acompanhe as notícias de Tempranillo

    + Vinhos de Tempranillo avaliados pela ADEGA

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    EspanhaTempranilloVinho espanholuva de vinho

    Notícias relacionadas

    Bogdan Hoyaux/EU

    UE aprova acordo com o Mercosul e abre novo horizonte para o mercado de vinhos

    The Royal Family

    Magnum de Dom Pérignon do casamento de Charles e Diana não consegue interessados em leilão

    Walt Disney Studios

    Taylor Swift impulsiona vendas de vinho com aparição discreta em documentário

    Imagem Sanções impulsionam produção de vinhos russos

    Sanções impulsionam produção de vinhos russos

    Autoridades europeias veem na possível adesão da Itália ao acordo UE–Mercosul um passo decisivo para destravar o tratado comercial, que pode ampliar mercados para o vinho europeu e gerar tensões no setor agrícola - UE

    Itália sinaliza apoio ao acordo UE–Mercosul

    Como escolher vinhos e coquetéis para dias quentes

    Três drinques à base de vinho para você se refrescar no verão

    Imagem Vinícola Aurora e Azul firam parceria para o Réveillon

    Vinícola Aurora e Azul firam parceria para o Réveillon

    Juan Manuel Roman

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha

    Imagem Ste. Michelle inicia nova era sob controle familiar no estado de Washington

    Ste. Michelle inicia nova era sob controle familiar no estado de Washington

    Para enófilos e sommeliers, o preço cobrado pelos restaurantes para degustar sua própria garrafa é tema delicado - Divulgação

    Por que a taxa de rolha é cobrada nos restaurantes?

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio\u002Dambiente
    1

    A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio-ambiente

    Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha
    2

    Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha
    3

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos
    4

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos

    Daniel Salvador é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia
    5

    Daniel Salvador é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group