Uma seleção de rótulos ícones, para você escolher o melhor vinho chileno acima dos 90 pontos
por Sílvia Mascella
As pessoas em posição de comando costumam dizer que o topo é um lugar solitário. Felizmente para o mundo do vinho chileno, há bastante espaço para “o topo”. Por isso trazemos para você esta lista com os melhores vinhos chilenos com pontuação acima de 90. Alguns com 97 ou 96 pontos, ou seja, bem próximos de serem perfeitos.
Olhando a lista com cuidado é possível perceber que não há um estilo que prevalente, embora os tintos sejam a maioria. Muito menos uma região, mesmo que Aconcágua tenha vários representantes entre os mais pontuados, menos ainda uma só uva. A Cabernet Sauvignon é destaque varietal, certamente, mas não está sozinha, tem a companhia da Carménère e da Carignan.
LEIA TAMBÉM: O dia em que ADEGA degustou 20 safras de Almaviva
Mas é importante notar que mesmo entre os vinhos de reconhecida excelência dessa lista, os blends têm um destaque importante. Isso é sinal de que os enólogos chilenos, assim como seus colegas bordaleses, aprenderam a explorar o melhor de cada uva e criar assemblagens que valorizem o potencial de cada uma delas. É certamente um sinal de maturidade na elaboração de vinhos. Veja abaixo essa lista tão diferenciada, dos melhores vinhos chilenos degustados por ADEGA e escolha por onde quer começar a conhecer esses verdadeiros ícones.