A italiana que se adaptou muito bem na França
por Redação
Uva italiana Trebbiano também é conhecida como a "francesa" Ugni Blanc
Uma das mais famosas uvas brancas da Itália com tantos nomes na península que confunde até os especialistas. Estudos de DNA mostram que a "Família Trebbiano" têm grande diversidade e talvez não tenham vindo de um mesmo ancestral.
Na França e em lugares como Croácia, Bulgária e Uruguai, ela também é conhecida como Ugni Blanc e está relacionada à variedade tida como a Trebbiano Toscano.
Historiadores do século XVII afirmaram que Trebbiano era uma das cepas mais cultivadas na Toscana na época. E que ela foi exportada para a França ainda nos anos 1400, durante o papado de Avignon. Em solo francês, especialmente em Provence, recebeu o nome Ugni Blanc, que vem do dialeto provençal “uni”, que significa “uva prematura”, que por sua vez teria vindo do grego “eugenia”, ou seja, “de origem nobre”.
Ugni Blanc na França, a casta veio da Itália no século XV
Na Úmbria, ela é conhecida como Procanico. Sendo uma das variedades brancas mais cultivadas no mundo, produz vinhos leves e frescos em diversas regiões.
A ADEGA separou uma dica para você conhecer melhor essa casta.
MONTE DEL FRÁ LUGANA 2014 - AD 90 pontos
Monte delFrá, Vêneto, Itália. Branco elaborado exclusivamente a partir de Trebbiano, sem passagem por madeira. Mostra aromas de frutas brancas e de caroço maduras, bem como notas florais, herbáceas e de frutos secos. Frutado, suculento e de média estrutura, tem acidez refrescante e final persistente, com toques cítricos e de amêndoas. Álcool 13,5%.
Quer mais dicas? Clique aqui e veja os melhores vinhos desta cepa que a ADEGA já degustou.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui