MundoVino

Valores de vinhedos Grand Cru dobraram em 10 anos na Borgonha

Preços chegam a 14 milhões de euros

por Redação

De acordo uma agência imobiliária francesa, um hectare de vinhedo Grand Cru na Borgonha pode valer cerca de 14 milhões de euros. O preço, na verdade, pode ser ainda maior agora, pois esse seria um número de 2017.

[Colocar Alt]

Segundo a agência Safer, os preços dos vinhedos Grand Cru na Côte d'Or dobraram na última década, saltando de cerca de 7 milhões de euros em 2008, para pouco menos de 14 milhões euros em 2017. Este aumento segue a tendência dos últimos anos de uma crescente demanda global por vinhos da Borgonha, o que culminou com aquisições de vinhedos de alta gama por investidores.

No entanto, a Safer aponta que a variação de preços dos Grand Crus é grande, pois podem partir de cerca de 2,75 milhões de euros por hectare. Quando François Pinault, dona do Château Latour, comprou o Clos de Tart em MoreySt-Denis no ano passado, estimou-se que o negócio foi avaliado em mais de 200 milhões de euros. Clos de Tart tem 7,53 hectares. Os valores não foram divulgados oficialmente.

Enquanto os preços dos Grand Cru subiram, há uma disparidade significativa entre o topo da pirâmide e a base na região. O hectare de terra mais caro na denominação regional da Borgonha custou 70.500 euros em 2017 (há 10 anos valia 45 mil euros) e o mais em conta por 12.700 euros

palavras chave

Notícias relacionadas